Saber como armazenar o leite materno pode ser uma mão na roda na vida dos pais. Isso porque, dependendo da forma de armazenamento, o leite materno pode durar entre três meses a um ano. A técnica mais usada é o congelamento.
Com tanta demanda por mamadas no primeiro ano, uma opção é bombear e armazenar o leite para alimentar o bebê quando a mãe estiver no trabalho, desfrutando de uma noitada ou em qualquer outra ocasião. Entenda como manter o leite fresco e seguro para o seu bebê quando ele não vem diretamente da fonte:
Um bom armazenamento do leite materno tem a ver com a temperatura e se ele foi bombeado recentemente ou congelado anteriormente. O leite fresco pode ser mantido a temperatura ambiente por um tempo após o bombeamento, se você planeja usá-lo ou armazená-lo logo depois. Depois disso, você precisa colocá-lo na geladeira ou no freezer para armazenar a longo prazo.
Tipo de armazenamento (leite fresco) | Tempo até o qual o leite pode ser usado com segurança |
---|---|
Temperatura ambiente (até 25° C) | 4 horas após o bombeamento |
Geladeira (até 4° C) | 4 a 5 dias |
Congelador (-18° C) | 6 a 12 meses |
Tipo de armazenamento (leite descongelado) | Tempo até o qual o leite pode ser usado com segurança |
---|---|
Temperatura ambiente (25° C) | 1 a 2 horas |
Geladeira (até 4° C) | 24 horas |
Congelador (-18° C) | Não recongele o leite descongelado |
Não importa como você armazenou seu leite, você deve descartar as sobras da mamadeira dentro de duas horas após o término da refeição do bebê. Mas essas instruções não se aplicam a bebês prematuros. Nessa caso, o tempo para usar leite bombeado – especialmente se o bebê prematuro permanece hospitalizado – é um pouco mais curto. Converse com um médico ou médica especializado em lactação ou com o profissional de saúde do seu bebê para obter mais detalhes.
Sempre lave as mãos com água morna e sabão antes de manusear os itens de bombeamento e o leite materno. Se você não encontrar sabão, use um antisséptico para as mãos com pelo menos 60% de álcool.
Existem muitas opções para armazenar o leite materno na geladeira e no freezer. O que você escolhe depende das suas preferências e do seu orçamento.
Se você tiver bastante espaço, armazenar em garrafas de vidro pode ser uma boa escolha, pois elas são reutilizáveis e não contaminam o leite com nenhuma substância perigosa.
Você pode até bombear direto para dentro da garrafa, armazenar na geladeira ou no freezer e aquecer o leite na própria garrafa. A garrafa de vidro também pode ser colocada na máquina de lavar louça.
Você também pode usar uma bandeja semelhante a uma bandeja de cubos de gelo para armazenar pequenas quantidades de leite materno. Despeje o leite na bandeja bem higienizada e com tampa e congele. Retire os cubos conforme necessário. Procure bandejas feitas de silicone ou outro material feito especialmente para armazenar alimentos, livre de bisfenóis.
Os milkies, por exemplo, são recipientes de plástico que não contém BPA, já vêm em formato de pequenas porções e pode reutilizar a bandeja várias vezes;
Você não deve apenas armazenar leite materno em qualquer recipiente velho, bandeja de cubos de gelo ou plástico. O que quer que você use deve ser feito com materiais de qualidade, isentos de bisfenol. Entenda o porquê na matéria:
Verifique se as tampas de vidro ou plástico estão bem ajustadas. E não guarde o leite materno em embalagens descartáveis reutilizadas, elas não foram feitas para o armazenamento de longo prazo.
Se seu bebê estiver doente, é melhor usar leite fresco. O leite materno bombeado e armazenado tem benefícios para saúde do bebê, mas certas células podem começar a se decompor ao longo do tempo. Além do mais, mamar direto do peito, com o contato epitelial da mãe, é uma forma de afeto que também faz bem para o bebê.
Além disso, o leite materno fresco pode conter anticorpos que ajudam a prevenir doenças às quais o bebê pode ter sido exposto recentemente. Estudos demonstraram que o congelamento do leite não danifica macronutrientes importantes e outros componentes benéficos como os anticorpos por pelo menos nove meses ou mais, mas o bebê pode ter sido exposto a vírus depois do congelamento.
Você pode descongelar o leite materno colocando-o na geladeira durante a noite ou por aproximadamente 12 horas. A partir daí, você pode deixar na geladeira por até 24 horas. Depois desse período pode haver proliferação de bactérias nocivas.
Qualquer leite usado para alimentar o bebê deve ser descartado após a mamada ou dentro de uma ou duas horas.
Para aquecer o leite que foi descongelado na geladeira, coloque-o em água corrente quente ou em banho maria até atingir a temperatura corporal. Teste antes de oferecê-lo ao bebê para garantir que ele não queime a boca.
Descongelar o leite materno à temperatura ambiente não é recomendado.
Descongelar o leite materno usando um microondas não é recomendado. Fazer isso pode destruir os nutrientes benéficos no leite.
A temperatura do leite também pode ser inconsistente durante a cozedura. Isso pode levar ao desenvolvimento de pontos quentes no leite que podem queimar a boca do bebê. Em vez disso, descongele na geladeira durante a noite ou use água morna.
As diferenças entre quanto tempo você pode manter o leite materno congelado têm a ver com a temperatura dentro do compartimento do freezer.
Embora o leite esteja seguro dentro desses períodos, estudos mostram que sua qualidade muda levemente com o tempo, podendo apresentar menor teor de gordura, proteína e calorias depois de 90 dias – com aumento da acidez.
Outros estudos mostraram que a vitamina C pode diminuir após cinco meses de congelado. Dito isto, o colostro permanece estável por pelo menos seis meses quando armazenado em um freezer. Outros estudos afirmam que o leite congelado por nove meses ou mais ainda contém importantes macronutrientes e proteínas imunoativas.
Você pode notar que a cor do leite materno varia de uma sessão para outra. Isso tem a ver com a dieta e o período de tempo na vida do bebê. A composição do leite materno muda com o tempo, à medida que o bebê cresce.
O leite materno descongelado também pode ter um cheiro diferente do fresco por causa de uma quebra nos ácidos graxos. Isso não significa que não é seguro beber ou que o bebê o rejeitará.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais