Muitos homens sofrem diariamente com os problemas causados pelo hábito de se barbear. Peles sensíveis, oleosas e pelos grossos tendem a ser uma combinação que propicia o surgimento de pelos encravados e inflamações se alguns cuidados não forem tomados.
A foliculite, conhecida popularmente como ‘pelo encravado’, é a mais comum destas complicações, e consiste em uma infecção causada por bactérias ou fungos que atinge o folículo capilar, gerando uma inflamação local que aparece na forma de pontinhos avermelhados ou com pus.
Considerando que muitos precisam fazer a barba todos os dias, esses danos podem se tornar uma verdadeira tortura. Mas não há motivo para pânico. A seguir, apresentaremos dicas de como cuidar da sua pele de forma natural e sustentável, sem produtos químicos sintéticos que possam agredir sua saúde e o meio ambiente.
Os óleos vegetais são muito indicados como loção pré-barba, pois são altamente emolientes e suavizantes, ou seja, vão preparar a sua pele e seus pelos para o barbear. Eles são capazes de amolecer e deixar os fios mais maleáveis. A origem vegetal desses produtos diminui a chance de irritações e eles formam uma verdadeira camada de proteção na pele, além de possuírem inúmeros componentes benéficos, tais como vitaminas, antioxidantes, entre outros. É por isso que os óleos vegetais podem proporcionar efeito cicatrizante e acelerar a recuperação de uma eventual lesão causada pelas lâminas.
Portanto, não abra mão do uso dos óleos vegetais como pré-barba! Existem inúmeras opções, você pode conferir mais detalhadamente os benefícios e propriedades cosméticas dos óleos vegetais. Caso deseje comprar, você pode encontrá-los na loja eCycle.
Mesmo quem tiver a pele muito oleosa, não precisa se preocupar. Os óleos vegetais podem ser absorvidos pela pele e conferem a ela uma nutrição verdadeira, pois possuem diversas vitaminas, como A e E. Já os óleos de origem mineral, que muitas vezes são os componentes de cremes de barbear sintéticos, em vez de penetrarem na pele, formam uma barreira nela, impedindo sua respiração. Além disso, são derivados do petróleo – uma fonte não renovável que pode trazer muitos problemas ao meio ambiente e causar alergias e irritações, dificultando o processo de cicatrização, principalmente da pele do rosto, que é bem sensível.
Pronto! Agora você já pode colocar em prática todas essas dicas de como se barbear corretamente. Usar produtos naturais e prestar atenção na lâmina escolhida também são atitudes que contribuem para que você possa dizer que sabe como se barbear corretamente. Na matéria “Barbear saudável e sustentável” listamos problemas associados aos produtos para barbear e alternativas sustentáveis.
Vale lembrar que a melhor forma de obter seu óleo vegetal é adquirir aquele proveniente de prensagem a frio, sem uso de solventes químicos, adição de parabenos ou outros processos de obtenção de óleos vegetais que possam ocasionar a perda das propriedades benéficas desses itens.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais