Saber como clarear o cabelo naturalmente é uma forma de evitar a exposição a produtos químicos nocivos, como a água oxigenada, que pode deixar os cabelos quebradiços, causar irritação na pele e crises de asma. Ter o cabelo claro é um desejo comum em muitas pessoas. Entretanto, o medo de estragar o cabelo com química pode afastar esse desejo da realidade. Portanto, aprender como clarear o cabelo naturalmente é uma ótima solução para esse problema.
Além disso, escolher produtos naturais para clarear o cabelo em casa é muito mais barato. Você pode ter estes produtos em casa, até mesmo na sua cozinha. Confira uma lista com ingredientes naturais e menos agressivos e receitas caseiras que clareiam os fios em casa:
Além de acalmar, o chá de camomila, ou a flor seca de camomila, ajudam a clarear o cabelo naturalmente. Seja em cabelo castanho ou um cabelo loiro escuro, esse método pode oferecer um clareamento natural. Faça infusão de uma quantidade equivalente a cinco sachês de chá de camomila em duas xícaras de água fervente. Acrescente um quarto de xícara de suco de limão.
Coloque a solução em um borrifador e aplique uniformemente no cabelo, da raiz às pontas. Fique ao sol até o cabelo secar (com muito cuidado com a pele, pois o limão pode manchá-la). Em seguida, enxágue e use um condicionador ou óleo vegetal de hidratação. Repita o processo ao longo do mês, até três vezes por semana se quiser.
A canela sozinha pode clarear o cabelo. Dissolva quatro colheres de sopa de canela em pó em um quarto de xícara de óleo de coco derretido e aplique a mistura nos cabelos úmidos. Deixe agir por 2 horas com uma touca de banho. Depois lave o cabelo com shampoo e condicionador, como de costume.
Até o sal de mesa puro pode ajudar a clarear o cabelo. Dar um mergulho no mar e se expor ao sol é a maneira mais fácil e natural de clarear o cabelo. Mas você também pode dissolver meia xícara de sal em uma quantidade equivalente a uma xícara de água e deixar agir por pelo menos dez minutos, de preferência com a cabeça exposta ao sol. Depois é só lavar o cabelo como de costume.
Uma dose de vinagre de maçã ajuda não apenas a clarear o cabelo, mas também elimina a oleosidade do couro cabeludo e o acúmulo de resíduos. Além disso, o vinagre de maçã ajuda a equilibrar o pH, desembaraçar e tonificar os fios, promovendo o crescimento saudável. Em geral, é um vencedor em cuidados com os cabelos, devendo ser considerado no cronograma capilar.
Misture uma colher de sopa de vinagre de maçã e seis colheres de sopa de água várias vezes por semana na hora de enxaguar os cabelos no banho.
Faça uma pasta com bicarbonato de sódio e água (vá adicionando água aos poucos). Em seguida, aplique nos cabelos limpos com um pincel nas mechas que você deseja clarear. Use uma touca térmica ou plástica, ou embrulhe em papel alumínio e deixe agir por 20 minutos antes de enxaguar bem.
Embora não existam muitas provas de que o clareamento natural do cabelo com cerveja realmente funcione, alguns entusiastas promovem o método. De acordo com Monica Davis, cabeleireira e fundadora do MyStraightener, vale a pena tentar.
“A cerveja tem, em média, um pH de cerca de 4, o que é suficiente para clarear um pouco o cabelo. Ao mesmo tempo, esta bebida pode hidratar o cabelo e reduzir o frizz de forma bastante eficaz… O efeito clareador não é garantido, mas com certeza nada dará errado também”, disse em entrevista à Teen Vogue.
Para tentar esse método, abra de duas a três latinhas de cerveja e deixe-as descansar por algumas horas — o suficiente para perderem o gás. Uma vez que estiverem sem gás, entre no chuveiro e lave o cabelo normalmente antes de enxaguar os fios com a cerveja.
Deixe a cerveja agir por 30 minutos no Sol. Depois, é só enxaguar com água e usar bastante condicionador para evitar que os fios fiquem secos. Se for tentar esse método, faça-o apenas duas vezes por mês, uma vez que o álcool pode desidratar o cabelo.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais