Saiba como conservar alface na geladeira

Compartilhar

Existem diferentes tipos de legumes e verduras, cada um com diferentes necessidades para armazenamento e durabilidade. Saber como conservar alface é um dos truques para garantir uma salada fresca e crocante.

Há duas coisas que a alface precisa para se manter fresca: umidade e ar. Embora alguns pensem que a melhor maneira de conservar é selar o vegetal em um saco plástico com o ar comprimido ou colocar as folhas de alface em um pote de plástico, mesmo que limpo e seco, remover o ar é exatamente o oposto do necessário.

Na verdade, para manter a alface, é necessário uma boa quantidade de fluxo de ar, além de um pouco de umidade, para ficar crocante. É por isso que os restaurantes armazenam a alface fresca em caixas perfuradas especiais que permitem a circulação do ar, onde ela pode durar mais. 

Foto de Luli Sosa Benintende na Unsplash

Passo a passo de como conservar alface na geladeira por mais tempo

  1. Apare a raiz e o caule e separe as folhas;
  2. Encha uma tigela grande com água fria e mergulhe as folhas que estiverem boas para o consumo;
  3. Se possível, descarte a raiz e outras partes que você não irá consumir em uma composteira;
  4. Bata suavemente as folhas na água para que as impurezas afundem. Retire a alface limpa ou esvazie a tigela e repita esse passo para o que restou de alface com impurezas;
  5. Esvazie a tigela, encha de água;
  6. Coloque vinagre de álcool na proporção de 1/4 de vinagre para o volume de água que você usou;
  7. Deixe as folhas em imersão por cerca de 15 minutos;
  8. Enxágue com água corrente, sem vinagre, e acomode as folhas de alface inteiras de pé em um escorredor e deixe por cinco minutos;
  9. Embrulhe-as em uma toalha úmida de algodão (de preferência orgânico);
  10. Para armazená-la, deixe-a nas gavetas de verduras da geladeira e umedeça a toalha sempre que ela começar a secar.

Toalha de algodão

A toalha de algodão umedecida é o melhor truque para conservar alface na geladeira, garantindo que a alface continue fresca e crocante. Afinal, ela mantém a umidade ao mesmo tempo que permite a troca de ar. Você pode encontrar saco de algodão orgânico feito especificamente para verduras em algumas lojas on-line.

Você também pode improvisar em casa com uma toalha de rosto ou pano de prato, ambos novos e específicos para esse uso, ou uma folha de papel toalha. Além disso, de acordo com um estudo, a temperatura ideal é de 5 ºC para refrigeração da alface.

Você pode usar essa técnica para outros vegetais folhosos como agrião, rúcula e manjericão. Mas evite colocá-los junto com outros vegetais que liberam etileno, como limão e tomate. Isso, pois o etileno liberado acelera o amadurecimento e faz com que a sua salada murche mais cedo.

A dica é: se possível, dê preferência às variedades orgânicas de produtores locais. Além de mais saudáveis para a saúde e o meio ambiente, é certo que a variação orgânica de alface dure mais tempo.

Por que conservar alface? 

Além de evitar o desperdício, o ato de conservar o alface te dá mais tempo para aproveitar os benefícios da folha. Os benefícios para a saúde da alface variam entre as variedades, mas todas elas possuem alguns benefícios comuns, contribuindo para o bom funcionamento do organismo. As folhas também têm propriedades calmantes e diuréticas, e seu consumo pode ajudar na redução da pressão arterial e na manutenção da saúde do coração.

Além do alto teor de fibras, as alfaces contêm sais minerais como cálcio, potássio e ferro, além de vitaminas do complexo B e vitamina C, que dá suporte ao sistema imunológico. E a melhor parte é que você pode consumi-las sem culpa: 100 gramas do alimento contém apenas 13 calorias.

Stella Legnaioli

Jornalista, gestora ambiental, ecofeminista, vegana e livre de glúten. Aceito convites para morar em uma ecovila :)

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais