Aprender como cultivar pepino pode ser o primeiro passo para a criação de uma horta caseira! A planta do pepino germina facilmente, cresce rápido, gera diversas frutas — sim, o pepino é uma fruta! — e é perfeita para jardineiros iniciantes.
Com poucas calorias e vários nutrientes, o pepino é um fruto benéfico, rico em antioxidantes e que promove a hidratação, uma vez que é composto por 95% de água. A fibra do alimento também é essencial para a saúde intestinal, ajudando a manter movimentos intestinais regulares e, consequentemente, o metabolismo.
O plantio da fruta é realizado, na maioria das vezes, em regiões tropicais e temperadas, uma vez que prefere o clima quente. Existem vários tipos de pepino – os mais comuns no Brasil são o pepino caipira, que em geral é mais barato e é o mais usado para saladas e também no suco de pepino detox, e o pepino japonês, usado para fazer sunomono e relish de pepino, dois tipos de pepino agridoce.
Além disso, ele também pode ser utilizado na estética! O pepino é um ingrediente comum em máscaras faciais e capilares.
Aprenda como cultivar pepino com o passo a passo!
A planta do pepino precisa de calor e não sobrevive em lugares muito frios. O cultivo deve ser feito em um lugar com boa incidência solar, solo bem drenado e rico em matéria orgânica. De preferência, comece a plantação durante o final da primavera ou no começo do verão.
O pepino pode ser plantado em vasos ou diretamente no solo. Porém, certifique-se que a planta tenha espaço suficiente para crescer, uma vez que ela pode alcançar até 2 metros de altura e precisa de apoio.
Siga algumas dicas para cuidar bem da sua planta:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais