Aprender como cultivar suculentas é um processo fácil, mas que pode parecer intimidador. Muitos iniciantes da jardinagem são introduzidos às suculentas por sua popularidade e por serem relativamente fáceis de cuidar.
No entanto, as plantas dessa espécie podem ser consideradas frágeis, uma vez que sua anatomia se difere de outras plantas que necessitam de rega constante. Algumas espécies de suculentas são tipos de cactos, o que indica que podem sobreviver a condições extremas e precisam de pouca água.
Em geral, as plantas são comumente encontradas em áreas de clima tropical, não sobrevivendo em regiões frias, mas podendo suportar dias sem água.
Embora algumas espécies sejam consideravelmente acessíveis e fáceis de encontrar, sem os cuidados certos, podem morrer facilmente. Isso se dá não somente à sua anatomia única, como suas especificações de cuidado que se diferem de outras plantas.
Antes de aprender como cultivar suculentas, é necessário entender um pouco mais sobre as necessidades dessa planta. Existem diversos tipos de suculentas, que precisam de cuidados específicos para sobreviver, por isso, é importante prestar atenção.
Nem todas as suculentas são plantas de interior — o que significa que muito dificilmente vão prosperar e florescer em apartamentos. Por isso, se for tentar plantá-las em casa, precisa encontrar um local com bastante sol.
Em geral, as suculentas precisam de pelo menos seis horas de exposição solar direta para prosperarem, mas também podem ser danificadas por temperaturas acima dos 37ºC.
Além disso, precisam de terra adequada, mais grossa e de secagem rápida, com vasos próprios. Nesse caso, os vasos precisam ter furos de drenagem para auxiliar na secagem da terra.
Como já foi mencionado, essas plantas conseguem sobreviver por longos períodos sem serem regadas, porém ainda precisam de uma quantidade substancial de água. Para regá-las corretamente, molhe as suas raízes e espere com que elas sequem completamente antes de regar a suculenta.
Porque suas folhas são frágeis e já tem água dentro delas, é mais fácil usar um borrifador para que elas não acumulem muito líquido e apodreçam. Plantas que ficam do lado de fora e não dentro de casa podem ter apenas a sua terra irrigada e não precisam necessariamente de um borrifador.
É importante notar que as suculentas não gostam de ficar em terra molhada por mais de dois ou três dias.
Em períodos em que a temperatura está mais baixa, as suculentas entram em um “período dormente” e não precisam ser irrigadas constantemente porque não estão crescendo.
Normalmente, é bom seguir um plano de 14 ou 21 dias.
Existem métodos de como cultivar suculentas, como através da propagação de folhas ou da plantação de uma muda inteira. Aqui, seguiremos o passo a passo de como cultivá-las corretamente.
Um dos modos de cultivar suculentas é através do corte das folhas da planta. Para que esse método seja eficaz, você precisa de alguns cuidados para que a planta original não seja danificada através da poda.
Veja o passo a passo de como cultivar suculentas através da propagação:
O processo de como plantar suculentas em vasos ocorre a partir da compra de uma muda. Muitas vezes, essas plantas são adquiridas em vasos impróprios e não conseguem sobreviver mesmo em ambientes adequados.
Por isso, especialistas recomendam que essas plantas sejam replantadas assim que adquiridas. Confira o processo de como cultivar suculentas a partir da muda:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais