Como dormir melhor: 8 dicas para um bom sono

Compartilhar

Como dormir melhor? Essa pergunta é feita diariamente por pessoas que encontram dificuldade em manter uma boa higiene do sono. Cuidar do bem-estar corporal, da saúde e do ambiente em que você dorme é essencial para ter uma boa noite de sono. 

Para descobrir como dormir melhor, é preciso entender a importância de ter uma boa noite de sono.

A presença do sono durante o dia pode afetar a forma como você leva a sua rotina. Uma pessoa com sono não consegue focar em seus objetivos e tem dificuldade de finalizar tarefas. A raiva excessiva e o mau humor também são efeitos colaterais de uma noite de sono mal dormida. 

Por isso, se você está procurando como dormir melhor, confira as dicas a seguir:

Dormir com cachorro faz mal? Prós e contras

Como dormir melhor com 8 dicas 

Não consuma cafeína à noite

O café tem diversos benefícios para o organismo humano, podendo até aumentar a energia e o foco. No entanto, estudos apontam que o consumo de cafeína em períodos noturnos pode estimular o sistema nervoso, fazendo com que seu corpo pare de relaxar durante o sono.

A pesquisa também aponta que quando se toma café até seis horas antes de ir dormir, o indivíduo pode ter uma baixa qualidade de sono. Isso porque a cafeína pode ficar no corpo por até oito horas. Se você quiser, é possível trocar o café normal por descafeinado. Assim, pode manter suas xícaras de café da tarde ou da noite e ainda sim dormir melhor.

Reduza as sonecas tiradas ao longo do dia 

Uma soneca pode ser essencial para o organismo humano. No entanto, sonecas irregulares ou longas ao decorrer do dia podem afetar significativamente o seu sono. Estudos apontam que dormir durante o dia pode confundir o seu relógio interno, fazendo com que seja difícil descobrir como dormir melhor. 

Porém, é preciso ter em mente que os impactos da soneca dependem do indivíduo. Algumas pessoas conseguem tirar sonecas regulares em sua rotina e ainda sim ter uma boa noite de sono. Se você notar que está tendo dificuldade para dormir melhor, certifique-se que a causa não são suas sonecas. 

No entanto, a prática de tirar uma soneca depois do almoço pode ser positiva para o seu organismo. Para especialistas, dormir depois da refeição está ligado a uma melhor consciência de localização, fluência verbal e memória de trabalho.

Tente acordar e dormir em horários consistentes 

Acordar e dormir em horários diferentes todos os dias também não vai ajudar você a dormir melhor. Na verdade, esse hábito pode tornar mais difícil a sua noite de sono. Algumas pesquisas mostram que acordar e dormir em horários pré-definidos ajudam a melhorar a qualidade de sono. 

Por isso, se você está em busca de como dormir melhor, uma boa alternativa é ir dormir e acordar sempre nos mesmos horários. Coloque despertadores no seu celular para ajudar a identificar a hora de acordar e a hora de dormir, assim você pode ter uma ótima noite de sono.

Não beba álcool antes de dormir 

O consumo de álcool antes de ir para a cama não é uma boa alternativa. O álcool pode afetar significativamente sua noite de sono e os hormônios relacionados a hora de descanso. Dentro do organismo, bebidas alcoólicas são conhecidas por aumentar sintomas de apneia do sono, ronco ou sono inquieto.

Além disso, estudos apontam que a produção de melatonina também é afetada pelo consumo de álcool antes de dormir.  A melatonina é um hormônio que tem papel importante na regulação do sono e no relaxamento do corpo antes de dormir.

Melhore o seu ambiente de sono

Acredita-se que o segredo para dormir melhor é o cuidado com o ambiente em que você dorme. A temperatura, o barulho e as luzes externas são elementos importantes para ditar se você terá uma noite de sono mais tranquila ou não.

Uma série de estudos apontam que o barulho externo, de trânsito ou de bares, pode ser um fator decisivo quando se trata de como dormir direito. Afinal, ele pode acabar em noites de sono interrompidas e problemas de saúde a longo prazo. 

Se você está em busca de como dormir melhor, certifique-se de que seu quarto tem o necessário para uma boa noite de sono. Ou seja, diminua a entrada de barulho e luz externa, não use luzes artificiais, nem mesmo em despertadores digitais. Um quarto quieto, limpo e sem muitas distrações é a chave para dormir melhor.

 Cuidado com o jantar

Comer muito tarde da noite pode afetar negativamente a sua qualidade de sono e a liberação natural de melatonina no seu organismo. Ou seja, sua janta ou lanche noturno pode mexer com a sua rotina de sono. 

Segundo estudo, a melhor alternativa para dormir bem e rápido durante a noite é comer uma refeição rica em carboidrato quatro horas antes de ir dormir. No entanto, se você não é o maior fã de carboidratos do mundo, o consumo de uma dieta low carb também pode ajudar a dormir melhor. 

Tome um banho 

Tomar um banho antes de dormir é uma dica popular, usada para aqueles que querem saber como dormir melhor. Pesquisas apontam que tomar um banho antes de deitar pode melhorar a qualidade de sono e ajudar as pessoas — especialmente idosos — a dormir mais rápido. 

Por isso, prepare um banho bem relaxante para aquela hora antes de ir deitar. Não tenha pressa, faça tudo no seu tempo e tente se manter relaxado o máximo possível. Desta forma, você pode descansar a noite toda. Se você não quiser tomar um banho completo, molhe os pés em água quente que também pode ajudar.

Dormir: fatos, importância e benefícios

Tenha uma cama confortável e roupas de cama macias 

A decoração de um quarto realmente pode afetar a sua noite de sono. A escolha da cama e da roupa de cama tem impacto importante na rotina de sono de uma pessoa. Estudos que analisaram os benefícios da roupa de cama nova notaram que os produtos ajudaram a reduzir dores nas costas, ombros e lombar, melhorando a qualidade de sono em 60%.

Uma roupa de cama de boa qualidade pode te auxiliar  a dormir melhor. Para saber quais as melhores opções na hora de comprar roupa de cama leia o artigo “Qual a melhor roupa de cama para sua saúde?”.

Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais