Como é a relação de crianças desabrigadas com a escola? Confira em reportagem premiada

Compartilhar

Por Jornal da USP Dever de Rua – a relação das crianças desabrigadas com a escola conta a história de Gabi, estudante que vive com sua família no centro da cidade de São Paulo. Em entrevista, a menina de doze anos, ainda no terceiro ano do Ensino Fundamental, relata suas experiências no campo escolar, além de mostrar as possibilidades e impossibilidades de estudar quando não se tem uma casa para morar.

Finalizada no final de 2021, a reportagem foi produzida pelas estudantes Ana Gabriela Zangari Dompieri e Crisley Santana, do curso de Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, sob orientação do professor Eduardo Vicente, do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR), e mentoria de Rodrigo Alves, autor do podcast Vida de Jornalista. Em agosto, as alunas venceram o 13º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, do Instituto Vladimir Herzog em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Com o prêmio, a dupla contou com o apoio financeiro para desenvolver a pauta, que ganhou formato de podcast.

“O que você faz com um problema?” é um livro inspirador para crianças e adultos

Para Ana Gabriela e Crisley, a importância do tema foi evidenciada com o cenário da pandemia e o aumento da população em situação de rua na capital paulista durante a crise econômica. “Tudo o que a Gabi dizia era uma novidade para a gente e a gente imaginava que poderia ser para o público”, conta Ana Gabriela.

As alunas explicam que um dos desafios durante a produção do podcast foi lidar com uma criança em situação de vulnerabilidade. “Você se emociona com tudo isso, só que precisa continuar com a entrevista. Você sabe que está fazendo aquilo por um motivo e acredita que se mais pessoas souberem daquilo, pode ser melhor. Como prosseguir [com o trabalho] quando você conhece uma criança que gostaria tanto de ir para a escola e é negligenciada?”, destaca Ana.

“Muitas vezes a educação aparece como essa oportunidade de uma outra vida”, afirma Ana Gabriela, lembrando que a educação é um direito constitucional e a escolarização das crianças em situação de rua é um processo complexo, que envolve diversos fatores, tais como: as necessidades e dinâmicas de famílias envolvidas, a qualidade da educação oferecida nas escolas públicas e a relação com outros estudantes.

Clique no player abaixo e confira o podcast Dever de Rua – a relação das crianças desabrigadas com a escola, disponível no Canal da ECA no YouTube:

.

Texto: Gabriele Koga, Comunicação da ECA-USP

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais