Aprenda alguns modos de como economizar água na privada
Aprender como economizar água na privada pode ser a solução para abaixar aquela conta do final do mês. Os modelos mais antigos de privadas convencionais, feitos entre as décadas de 80 e 90, podem gastar mais de 10 litros por descarga. Além disso, dados do Canadá indicam que os vasos sanitários podem representar mais de 30% do consumo total de água.
De acordo com a Sabesp, desde 2001 grande parte dos vasos sanitários disponíveis no mercado se tornaram mais econômicos, gastando até seis litros por descarga. Vasos com descargas acopladas, por exemplo, podem reduzir o número ainda mais, gastando entre três a seis litros.
Por isso, atualizar o modelo do vaso pode ser o primeiro passo para aprender como economizar água na privada. Ainda sim existem diversas outras dicas que podem ajudar a salvar esse recurso na hora de dar a descarga. Confira:
Como economizar água na privada
Não use a descarga à toa
Além de contribuir para um encanamento entupido e, possivelmente, a poluição de recursos hídricos, usar a privada para descartar outros tipos de dejetos gasta muita água. Como já mencionado, cada descarga pode gastar até 10 litros de água, pessoas que usam o vaso para descartar papéis, medicamentos, outros líquidos e cinzas de cigarro podem gastar ainda mais, uma vez que alguns desses objetos precisam de mais água para descer pelo encanamento.
Procure por vazamentos
Uma privada com defeito pode gastar até 30 litros de água por descarga. Portanto, é necessário ficar de olho para evitar que alguns vazamentos passem despercebidos. Se sua privada for acoplada, você pode verificar com ajuda de corante:
Coloque algumas gotas de corante na caixa e não de descarga. Se, ao abrir o vaso, notar que a coloração da água mudou é provável que exista um vazamento.
Troque de privada
Existem alguns tipos de privadas mais econômicas que podem te ajudar a economizar água. Os vasos de baixo fluxo, por exemplo, reduzem o consumo de água da descarga em até 77% em comparação com privadas convencionais.
Esse tipo de vaso sanitário foi projetado para eliminar dejetos com menos água e podem conter até dois modos de descarga — a única e a dupla. Ambas possuem funções diferentes, uma vez que a descarga única tem o objetivo de se desfazer de resíduos líquidos e a dupla de resíduos sólidos.
Desloque a água do tanque
Descargas acopladas possuem um tipo de válvula que controla quanta água é responsável pelo enchimento do tanque. Para reduzir esse número, encha algumas garrafas de água com pedras ou algo pesado e coloque no tanque. O peso vai fazer com que a água se distribua uniformemente, aumentando o nível da água sem aumentar o volume gasto.
Porém, prefira usar garrafas de vidro ou de alumínio, uma vez que o plástico pode liberar partículas de microplástico na rede de esgoto.
Regule a válvula
A válvula de descargas acopladas também podem ser reguladas para permitir um número menor de água no tanque. Esse método é similar ao anterior, de modo que ambos usam o mesmo método de como economizar água na privada. Porém, o método das garrafas pode ser mais simples e a regulagem da válvula precisa ser feita constantemente para se certificar de que ela não voltou ao normal.
Reduza o número de descargas
Não dar descarga na urina pode salvar alguns litros de água por dia. A prática, embora vista como algo não-higiênico, na verdade é segura. Epidemiologistas acreditam que ela não oferece riscos à saúde, uma vez que a urina é estéril a não ser que o indivíduo esteja com algum tipo de infecção no trato urinário.
Essa prática é mais higiênica quando feita dentro de casa, e ajuda a economizar água.
Quer aprender outros métodos de economizar água em casa? Confira nossas matérias: