Chegou a hora de embalar o presente e acabou a fita, já se perguntou como embrulhar o presente sem fita adesiva?
Você já se encontrou sem nenhum adesivo em casa e pensou como embrulhar o presente sem fita adesiva? Com o Natal e o fim do ano chegando, essa pergunta pode rondar a cabeça das pessoas cada vez mais. Afinal, se você se preocupa em ter um Natal sustentável ou em oferecer presentes ecologicamente corretos para seus entes queridos, com certeza já deve ter se questionado a respeito.
A verdade é que a fita adesiva não é reciclável. Ela é feita de uma mistura de plástico polipropileno e adesivo acrílico, sendo ainda mais difícil de reciclar devido a existência dessas camadas. Esse fator faz com que ela seja considerada um plástico de uso único. Até porque, depois de usada, uma fita adesiva não pode ser aplicada em outro objeto.
Como alternativa, algumas pessoas optam por utilizar a fita crepe, que tem a mesma finalidade, porém é feita de papel. No entanto, essa alternativa também não é tão benéfica ao meio ambiente. Isso porque, apesar da fita crepe poder ser composta de papel, ela não é reciclada por locais de coleta seletiva.
Desta forma, se você direcionar o resíduo de fitas adesivas para o lixo reciclável a probabilidade dele ser reciclado é nula. A probabilidade é que ele seja direcionado para um aterro sanitário. Nesse caso, a fita adesiva de plástico se acumula e transforma-se em microplástico, enquanto a crepe se decompõe. Para entender melhor confira a matéria:
Mas então, como embrulhar o presente sem fita adesiva?
Se você pretende dar presentes de Natal sustentáveis esse ano, eliminar o uso de fita adesiva é um passo muito importante. Por isso, tenha em mente que existem alternativas para embrulhar aquela surpresa para a pessoa que você ama. Não se esqueça de escolher embalagens ecologicamente corretas também, tente reutilizar papel, sacolas ou comprar material reciclado!
Use técnicas de Origami
O Origami é uma técnica japonesa antiga que permite que você corte e dobre o papel de presente sem a necessidade de uma tesoura ou de fita adesiva. Existem milhares de formas de fazer um embrulho de Origami, por isso, a melhor maneira de fazer a sua é indo na internet e pesquisando para encontrar a sua favorita. A seguir separamos um tutorial simples para você se inspirar:
Utilize laços de tecido ou fios
Você também pode usar aquele laço de tecido antigo ou fio de linha para segurar sua embalagem de presente. Essas opções podem ser encontradas na sua casa em alguma roupa velha, ou em lojas especializadas em artesanato. Basta passar o tecido algumas vezes ao redor da embalagem, para segurar suas pontas, fazer um laço, e pronto!
Use cola
Algumas colas, com a branca, podem ser opções eco-friendly para substituir a fita adesiva. No entanto, é preciso ficar de olho antes de aplicar a cola, algumas delas são compostas de substâncias químicas tóxicas que não podem ser aplicadas de qualquer forma e em qualquer material.
Porém, para a embalagem de presentes, é possível utilizar apenas uma cola branca simples, que pode ser feita em casa com apenas três ingredientes. Confira no texto: “Como fazer cola branca com receitas naturais”. Assim que você tiver a substância pronta, pegue o embrulho e coloque um pouquinho do líquido nas pontas que devem ser coladas. Deixe secar por alguns minutos, e pronto, você não precisa de fita adesiva.
Use sacolas de presentes antigas (de preferência de papel)
Você certamente já deve ter recebido algum presente em uma bela sacola e guardado ela depois por algum tempo, que tal reutilizá-la? A proposta é simples, utilize todas as sacolas bonitas, preferencialmente de papel, que acompanharam algum presente que você ganhou no passado. Assim pode passar a achar uma nova utilidade e reutilizar algo que poderia acabar no lixo.
Use fita adesiva biodegradável gomada
Existem produtos biodegradáveis que servem como alternativa para as fitas adesivas de plástico, eles são chamados de fitas de papel kraft. Ela é feita a partir da junção de cola vegetal e água, podendo ser colocada em composteiras e se decompõem em apenas seis meses em aterros sanitários.
Essa opção não tem uma aparência muito chamativa e atraente por ser marrom e geralmente destoar dos embrulhos de presente. Porém, ainda sim oferece mais benefícios ao meio ambiente. Desta forma, recomenda-se que a aparência da embalagem não seja o principal objetivo quando se trata de dar presentes mais sustentáveis. Afinal, ela é a primeira coisa a ir para o lixo assim que chega às mãos do destinatário.