O talento de como escolher melancia pode ser atribuído a apenas uma pequena porção da população mundial. Com alguns toques e tapas, muitos pais e mães sabem exatamente qual fruta está melhor para o consumo. No entanto, existem algumas dicas que podem facilitar as compras das pessoas que não possuem esse “dom”.
A melancia é rica em nutrientes, mas possui um teor de umidade de 92%, o que significa que é composta, principalmente, por água. Errar na escolha da melancia pode muitas vezes resultar em uma fruta aguada e sem sabor. Por outro lado, entender como escolher melancia pode providenciar uma fruta doce, saborosa e refrescante.
Por isso, reunimos algumas dicas para te ajudar na hora de escolher a melancia perfeita. Confira:
Existem diversas dicas que te ensinam o que procurar quando se está escolhendo a fruta perfeita. Aprenda como escolher melancia:
Justamente por ser composta de 92% de água, a melancia madura é mais densa e mais pesada. Uma fruta pesada indica mais suco e, consequentemente, mais sabor. Quando for comprar uma melancia, procure a fruta mais pesada pelo seu tamanho, o que garante uma melancia doce e saborosa.
As melancias naturalmente possuem diversos formatos, podendo variar entre mais redondas e mais ovais. Em geral, essa forma não influencia o gosto, mas sua inconsistência sim.
Procure uma melancia firme e simétrica, evitando ressaltos irregulares, amassados ou cortes. Essas irregularidades podem indicar que a melancia recebeu quantidades inconsistentes de água ou não foi polinizada adequadamente.
Além disso, cortes ou buracos na superfície da fruta podem apontar a presença de insetos ou fungos.
Você já deve estar familiarizado com aquelas manchas amareladas que adornam algumas melancias. Embora possam parecer um sinal de que a fruta está machucada, elas indicam o contrário. Essas marcas mostram onde a melancia descansava no chão antes de ser colhida.
Manchas grandes e amarelas indicam que a fruta passou mais tempo amadurecendo na videira e deve ser mais doce. Já as manchas esbranquiçadas podem indicar que a fruta foi colhida muito cedo e não atingiu o pico de maturação.
Se você não sabe como escolher melancia, provavelmente já viu algum feirante dando tapinhas na fruta para decidir se está boa ou não. O método é bastante comum e indicativo para algumas pessoas, tanto que foi pesquisado na comunidade científica por sua eficácia.
Ao dar um tapinha na fruta, ela emite um som que indica se está madura ou não. Uma fruta madura apresenta um som profundo quando você bate com a mão ou o punho. Se tiver um som oco, provavelmente está madura demais.
As cascas de algumas melancias apresentam marcas semelhantes a pequenas teias de aranha da cor verde. Quanto mais essas marcas ela possuir, mais doce ela é.
A casca da melancia também deve ser firme e uniforme, que não cede à pressão dos dedos. Além disso, procure uma fruta com a casca escura e opaca, o que é um sinal de que está madura. Quando a melancia está brilhante, ainda não está madura.
Quando a melancia está cortada, é mais fácil escolher. Ela deve apresentar uma coloração vermelha forte, o que significa que a melancia está doce.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais