Como esterilizar pote de vidro corretamente

Compartilhar

Aprender como esterilizar pote de vidro corretamente é um dos primeiros passos na produção de compotas ou outros alimentos conservados. Embora muitas pessoas acreditem que qualquer jarro de vidro limpo pode comportar essas receitas, a esterilização é um passo muito importante para evitar possíveis problemas de saúde. 

Além de aumentar o tempo de conservação de alimentos, a esterilização de potes de vidro previne a formação de possíveis bactérias nocivas à saúde. De fato, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês), vegetais enlatados em casa são uma das principais causas de botulismo — condição causada por uma toxina que ataca os nervos do corpo.

E, apesar do botulismo estar mais associado aos alimentos enlatados, ele também pode ser resultante de outros tipos de conserva, como potes de vidro mal esterilizados. Isso se dá porque a bactéria que produz a toxina característica da doença favorece ambientes sem oxigênio. 

Felizmente, aprender como esterilizar potes de vidro pode evitar esse e outros problemas de saúde. 

Aprenda como fazer conserva de pimenta

Como esterilizar potes de vidro

Para saber como esterilizar potes de vidro você vai precisar de: 

  • Uma panela grande
  • Pegadores de cozinha

O processo leva cerca de 25 minutos. 

  1. Higienize os potes de vidro com água e detergente, mas não seque-os;
  2. Coloque os potes vazios com a abertura para cima dentro de uma panela grande;
  3. Cubra completamente os potes com água quente (mas não fervendo) – a água deve ficar 2,5 cm acima do topo dos potes;
  4. Ferva a água em fogo alto; 
  5. Quando a água atingir a fervura completa, mantenha os frascos na água e ferva-os por pelo menos 10 minutos;
  6. Desligue o fogo. Se você ainda não estiver pronto para armazenar sua receita, pode deixar os potes na água quente por até uma hora;
  7. Remova os potes da água usando pegadores, escorra bem e deixe-os secar em uma superfície limpa.
Foto de Dan Dennis na Unsplash

Lembre-se:

  • Se o seu pote possuir fechamento de borracha, não ferva-o. O calor da água fervente pode danificar os anéis de vedação das tampas, o que pode resultar na quebra da vedação e na contaminação do conteúdo do frasco;
  • Tampas de metal também não devem ser fervidas. Porém, você pode colocá-las em água fervente por cerca de 10 minutos.

Além disso, é importante lembrar que o método de esterilização não vai funcionar se a área circundante não estiver limpa. Seus frascos podem facilmente ser contaminados com outras bactérias presentes no local.

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais