Quais são os sintomas da abstinência de cafeína e como parar de tomar café sem eles
A abstinência de cafeína pode ser um empecilho para quem quer parar de tomar café ou outras bebidas que contenham o estimulante. A cafeína é uma substância psicoativa estimulante capaz de estimular a atividade do sistema nervoso central, podendo afetar o seu funcionamento temporariamente.
Além do café, a substância pode ser encontrada em diversos outros alimentos, como em chás e chocolates. Sua presença constante, além de possibilitar a criação de dependência, é um obstáculo para quem sente o desejo de cortar a substância.
Os efeitos da substância dependem da quantidade ingerida, porém, geralmente resultam no aumento de energia e de foco.
Crises de abstinência de cafeína podem resultar na irritabilidade, fadiga e dores de cabeça. Além disso, existem efeitos colaterais derivados do excesso de cafeína. O cafeinismo, por exemplo, é associado à ingestão de mais de mil miligramas por dia e pode resultar em palpitações, episódios de ansiedade, insônia e inquietação.
Ação da cafeína
Depois que é ingerida, a cafeína passa para a corrente sanguínea, estimulando o sistema nervoso central. Ela age diretamente na redução da fadiga, melhorando a concentração e também o humor.
Isso acontece porque, ao consumir cafeína, a sinalização de dopamina no cérebro é reforçada. A dopamina é um neurotransmissor responsável pelo prazer, satisfação, motivação e habilidade de nos fazer pensar. Portanto, a abstinência de cafeína tem capacidade de afetar todas essas áreas.
Sintomas
Quando o corpo se torna dependente de cafeína, as chances de passar pela abstinência de cafeína são grandes. A maioria dos sintomas apresentados pela condição aparecem no primeiro período de 12-24 sem o consumo do estimulante.
Entre os sintomas mais comuns estão:
- Dores de cabeça
- Fadiga
- Mudanças de humor
- Náusea
- Dor muscular
- Irritabilidade
- Dificuldade para se concentrar
- Prisão de ventre
- Tremores
Como evitar
Cortar a cafeína depois de desenvolver uma dependência pode ser complicado e isso é evidenciado pelos sintomas da abstinência de cafeína. Porém, a ausência da substância no organismo pode fazer bem à saúde.
Em si, a cafeína não oferece grandes riscos e, na verdade, pode ser benéfica, ajudando na prevenção de diversas condições. Porém, em grandes quantidades, ela começa a apresentar efeitos adversos.
Embora não seja considerada uma substância viciante, a sua dependência e aumento de tolerância não são exatamente bons para a saúde. Então, como parar de consumir a cafeína sem arriscar os seus sintomas de abstinência? Existem algumas dicas:
Corte gradual
Comece devagar, diminua a quantidade de cafeína consumida por dia. Parar de repente, além de ser mais difícil, aumenta as chances de apresentar sintomas de abstinência.
Durma mais
Na maioria dos casos, a necessidade por cafeína vem a partir de uma necessidade de combater o cansaço. Por isso, tente descansar mais e os efeitos da cafeína não serão tão necessários.
Substituição
Em alguns casos, a necessidade por café, por exemplo, não é desenvolvida por conta da cafeína, e sim pelo seu gosto e cheiro. Portanto, substitua a bebida por sua versão descafeinada. Comece misturando ambas as versões, aumentando a quantidade da descafeinada gradualmente.
Beba mais água
Quando ingerida, a água também pode ser um modo natural de energizar o organismo. Além disso, a desidratação pode agravar alguns sintomas da abstinência de cafeína.