Cinco dicas de como evitar fast fashion

Compartilhar

Aprender como evitar fast fashion pode ser benéfico não apenas para o seu bolso, mas também para o meio ambiente. Afinal, parar de comprar roupas produzidas em massa é uma das principais recomendações para quem deseja se distanciar dos impactos do fast fashion

Além da questão econômica, a indústria têxtil é responsável por inúmeros impactos socioambientais negativos, que são perpetuados através de seu domínio no mercado. A dificuldade do distanciamento do fast fashion é outra consequência de seu poder dentro da indústria. A acessibilidade dos itens e a produção de peças “da moda”, garante que as marcas continuem gerando lucro sob os consumidores, que preferem o “fácil acesso” da moda rápida. 

Entretanto, a partir da popularização do conceito de fast fashion, que ocorreu na década de 90, cada vez mais pessoas procuram alternativas de moda sustentável. 

A compostagem de roupas é possível?

Por que o fast fashion é um problema? 

Ao todo, a indústria têxtil é responsável por 10% das emissões globais de gases do efeito estufa, com 1,7 milhão de toneladas de CO2 emitidas anualmente, segundo dados da Climate Seed

Além disso, estimativas da Earth.org apontam que uma pessoa comum usa uma peça de roupa apenas sete a dez vezes antes de jogá-la fora, mostrando outro grande problema do fast fashion — a produção de lixo. Além do que é gerado pelo consumidor, todos os anos, dos 100 mil milhões de peças de vestuário produzidas, 92 milhões de toneladas acabam em aterros sanitários — contribuindo para a poluição do solo e da água e outros problemas associados ao descarte impróprio de tecidos.

Por outro lado, a indústria da moda também é uma das indústrias mais dependentes de mão-de-obra do planeta. Entretanto, grande parte dessa mão-de-obra é procurada em países sem a legislação necessária para a proteção do trabalhador. 

Muitas marcas já foram apontadas por trabalhos análogos à escravidão, com condições precárias que, muitas vezes, infringem os direitos humanos. 

Esses e inúmeros outros motivos reforçam a necessidade do distanciamento do fast fashion. E, embora esse processo possa ser difícil, reunimos algumas dicas que podem lhe ajudar em como evitar fast fashion

Como evitar fast fashion: cinco dicas

1. Aprenda a identificar marcas de fast fashion

O primeiro passo para evitar as marcas de fast fashion é identificá-las. Analise os preços, o alcance e a distribuição da marca. Geralmente, elas são caracterizadas por apresentarem uma ampla variedade de produtos em um tempo de resposta extremamente curto entre o momento em que uma peça ou estilo viram tendência e o momento em que essas roupas ficam disponíveis para consumo. 

Adicionalmente, a identificação dessas marcas também possibilita um novo conhecimento sobre possíveis marcas de slow fashion que podem lhe agradar. 

2. Aposte em brechós

Comprar roupas em brechós pode ser ótimo para quem pretende economizar e evitar fast fashion. Na maioria das vezes, os itens disponíveis nessas lojas são substancialmente mais baratas do que peças de fast fashion por serem de segunda mão. 

Adicionalmente, investir em brechós evita que essas peças acabem em aterros sanitários ou lixões, contribuindo para a redução do desperdício e da poluição.

Brechó online, de luxo, infantil… O que você precisa saber?

3. 30 usos

Como já mencionado, uma pessoa normal usa uma peça de roupas, em média, apenas de sete a dez vezes antes de jogá-la fora. Pensando nisso, Livia Firth, fundadora da consultoria de sustentabilidade Eco-Age lançou a campanha #30Wears (30 usos), que pretende reduzir o consumo desenfreado. 

Ao comprar uma peça de roupa, pergunte-se: usarei isso pelo menos 30 vezes? Se a resposta for não, não compre.

4. Peça roupas emprestadas 

Eventos especiais, como casamentos ou formaturas podem exigir uma peça de roupa nova mas que, geralmente, é usada uma única vez. Portanto, em vez de comprar um novo item, pergunte a um amigo se ele tem algo em seu guarda-roupa que pode ser útil. 

Em vez disso, você também pode pesquisar os preços em esquemas de aluguel de roupas. 

5. Crie um guarda-roupas minimalista

Muitos ícones da moda atual apostam no chamado “capsule wardrobe” — uma pequena coleção de roupas que podem ser montadas de diferentes maneiras e inclui tudo que você normalmente precisaria usar. Ele consiste em peças básicas e que combinam com tudo. 

A melhor parte é que o capsule wardrobe não precisa, necessariamente, de uma repaginada inteira no guarda-roupas. De fato, ele é feito, na maioria das vezes, através de peças já existentes em seu armário. 

Alguns dos itens necessários para a criação de um capsule wardrobe incluem: 

  • Camiseta branca;
  • Camisa xadrez de botão; 
  • Camisa de botão branca; 
  • Suéter grosso;
  • Suéter gola alta; 
  • Blazer;
  • Jaqueta jeans;
  • Casaco impermeável;
  • Bom par de jeans;
  • Vestido preto básico.
Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais