Imagem de Paweł Czerwiński no Unsplash
Antes de aprender como fazer a menstruação descer, é preciso ficar atenta a alguns cuidados, pois as substâncias que fazem a menstruação descer, nesse caso também chamadas de emenagogos, podem causar abortos. Por isso, se você desconfia que está grávida, faça primeiro um teste de gravidez e saiba que as dicas a seguir podem ter ação abortiva. Além disso, é importante sempre procurar orientação médica.
Antes de tentar algum tratamento para fazer a menstruação descer, é necessário considerar as causas da menstruação não ter descido quando esperado. Considere também que um ciclo menstrual é considerado normal se possui entre 21 a 35 dias de duração.
Durante os anos reprodutivos, o nome dado à ausência de menstruação é amenorreia, a qual pode ser causada por:
O tratamento da amenorreia envolve determinar uma possível causa, para que esta seja tratada e, assim, a menstruação pode voltar a descer.
A dong quai é uma planta popular na China, mas também pode ser encontrada no Brasil. De acordo com este estudo, é normal ela ajudar a fazer a menstruação descer, uma vez que melhora o fluxo sanguíneo e estimula os músculos uterinos.
Um outro estudo mostrou que o poejo tem ação emenagoga. Por ser da família das mentas, ele ainda deve ser usado para reduzir a náusea, que costuma ser um sintoma do período menstrual em algumas mulheres.
Acredita-se que tanto a infusão de gengibre quanto a de canela podem fazer o útero sofrer contrações, o que poderia ajudar a fazer a menstruação descer mais rápido. No entanto, não há comprovação científica desta crença.
Porém, o chá de gengibre é uma forma efetiva de aliviar as cólicas menstruais, por exemplo (1). Para combater esse desconforto, a recomendação é simples: Ferva um pedaço de gengibre, descascado e cortado em rodelas, por cinco a sete minutos e depois beba o chá.
Além disso, outras ervas que podem ajudar a menstruação a descer incluem:
O estresse pode atrasar a menstruação por isso, se você quer fazer a menstruação descer, procure relaxar reduzindo a carga de trabalho, fazendo algo que você goste, tomando um banho quente relaxante a luz de velas e com aroma de óleos essenciais ou praticando meditação. O calor do banho ou de compressas quentes também pode atuar na descida da menstruação, uma vez que aumenta o fluxo sanguíneo e melhora as alterações hormonais.
Outros métodos de gerenciar o estresse incluem:
Durante o ato sexual (com ou sem penetração) o corpo aquece e, se estiver sendo prazeroso, o útero dilata, criando um vácuo que pode puxar o sangue menstrual para baixo. Desta forma, a masturbação também pode ajudar.
Pegar pesado nos exercícios físicos pode gerar uma menstruação irregular. Se você levanta peso ou treina pesado todos dias ou se exercita várias vezes por dia, esse pode ser o motivo da sua menstruação atrasada.
Um estudo mostrou que a combinação de suplementos de oxaloacetato e vitamina C pode ajudar a aliviar os sintomas da TPM , ansiedade, estresse e depressão.
No entanto, nenhuma evidência científica apoia o uso de vitamina C para induzir a menstruação.
Alimentos ricos em vitamina C incluem:
A quantidade recomendada de vitamina C é de 75 miligramas por dia (mg/dia) para pessoas não grávidas ou não lactantes. No entanto, consumir quantidades extras é relativamente seguro. Os efeitos colaterais do excesso de vitamina C (mais de 2.000 mg/dia) incluem diarreia, náusea e cólicas estomacais.
Embora as evidências científicas sejam mínimas, há uma alegação de longa data de que certas frutas, particularmente mamão e abacaxi, são emenagogas naturais. Estudos em animais, por exemplo, sugerem que o mamão pode afetar os níveis de progesterona, e o abacaxi pode amolecer o colo do útero, desencadeando a menstruação.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais