Quem nunca precisou de uma cola para arrumar algo quebrado ou fixar coisas? A cola branca, ou cola escolar, é a mais famosa e muito comum na rotina de muita gente. Mas você sabe do que a cola é composta? Saiba que é possível fazer cola branca com apenas três ingredientes básicos que quase todo mundo tem em casa?
As colas são divididas em três categorias: colas com base em água, com base em solvente e as colas “químicas” (que reagem ao serem expostas ao ar).
As colas com base em água se caracterizam por estarem dispersas em água. Após aplicadas, o efeito é fixado imediatamente depois da evaporação da água. Como são solúveis em água, são consideradas laváveis.
A cola branca, aquela utilizada em escolas e em casa para colar papel e até para fixar madeiras, possui como base a água. Ela pode ser composta por polímeros sintéticos (como acetato de polivinila, o PVA) ou naturais (como a goma arábica). Normalmente as colas brancas são compostas por PVA, que é um polímero produzido a partir do acetato de vinila, obtido principalmente a partir do etileno, um derivado do petróleo ou da hulha.
Com o objetivo de evitar a poluição que a extração de petróleo causa ao meio ambiente, podemos utilizar meios alternativos que ajudam a minimizar a utilização de produtos que dependem de sua extração. A cola é um desses produtos. Confira uma receita simples e básica para que qualquer pessoa possa aprender como fazer cola em casa.
A caseína é uma proteína presente em alta concentração no leite. Quando o vinagre é adicionado, o pH da mistura é diminuído, fazendo com que a caseína precipite e se separe do soro de leite. Quando adicionado o bicarbonato de sódio, ele reage com o vinagre que sobrou na mistura, formando gás carbônico, sal e água, tendo assim a base de água para a nossa cola.
As colas com base de água possuem um melhor desempenho para superfícies porosas (como papel, tecido, madeira), pois, quando em meio aquoso (água), os polímeros (ou no caso da caseína, proteínas) possuem poucas interações entre si e, quando aplicados em uma superfície porosa, os compostos penetram com facilidade. A medida que a água vai evaporando, os compostos começam a ter uma maior interação entre eles e com a superfície em contato, unindo assim as partes.
Se você não quiser comprar leite especificamente para fazer cola ou for vegano, também é possível fazer cola em casa usando farinha e vinagre.
Depois de pronta, guarde sua cola caseira feita com farinha na geladeira, em um pote fechado. Ela dura entre 15 e 20 dias.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais