Aprender como fazer compostagem com casca de ovo pode ser uma ótima adição para o solo. Esses resíduos contêm cálcio e outros nutrientes que ajudam na fertilização do solo. O cálcio, por exemplo, é um elemento essencial para o crescimento da parede celular das plantas, que faz com que elas cresçam rapidamente.
As cascas de ovos também podem ser adicionadas diretamente ao solo, porém, não agem instantaneamente e não afetam as plantas lá já cultivadas. Por outro lado, após o seu processo de decomposição elas ajudam a incorporar cálcio, magnésio e potássio na terra.
Porém, existe um método específico de como fazer compostagem com casca de ovo. A integração de ovos inteiros no processo de compostagem, por exemplo, pode atrair animais indesejados, como ratos e outros roedores.
Mas o que é compostagem? Compostagem é o processo biológico de valorização da matéria orgânica, seja ela de origem urbana, doméstica, industrial, agrícola ou florestal, e pode ser considerada como um tipo de reciclagem do lixo orgânico. Trata-se de um processo natural em que os micro-organismos, como fungos e bactérias, são responsáveis pela degradação de certos tipos de resíduos, transformando-a em húmus, um material muito rico em nutrientes e fértil.
Naturalmente, a casca de ovo pode demorar até um ano para se decompor. Entretanto, se você moê-las, o cálcio será liberado e o processo de decomposição acontece mais rapidamente.
Algumas plantas, porém, podem não apreciar a leve alcalinização do solo que a farinha de casca de ovo pode provocar – esse é o caso de azaleias, prímulas, gardênias e plantas carnívoras, dentre outras. Nesse caso, coloque uma quantidade menor de farinha de casca de ovo, a fim de evitar alterações drásticas no pH do solo.
Confira o passo a passo de como fazer compostagem com casca de ovo:
Lavar a casca de ovo com água ajuda a exterminar as bactérias associadas à salmonella e afasta animais do resto do material orgânico. Além disso, esse processo é necessário para remover a membrana interna do ovo. Após a lavagem, deixe as cascas de ovo no Sol para que sequem.
Para facilitar o processo de decomposição, esmague as cascas de ovo, formando quase uma farinha. Isso também é essencial para que o húmus ou o seu composto orgânico não fiquem com pedaços de casca, além de auxiliar na liberação de cálcio e outros nutrientes.
No caso da compostagem, os materiais secos são ricos em carbono. Antes de colocar suas cascas de ovos, crie uma camada de papel toalha, papelão, folhas secas ou ferragem, cortando esse material em pedaços pequenos.
A casca de ovo em pó ou em pedaços pequenos é misturada ao material orgânico, ou seja, restos de comidas que você usa normalmente na compostagem. Alguns materiais comuns são cascas de vegetais, frutas e grãos de café.
Continue enchendo a composteira com camadas alternadas de material seco e orgânico até chegar ao topo.
Para manter o seu composto, adicione água regularmente para que ele continue úmido. Se sentir que tem muita água, adicione mais material seco para manter a umidade. Misture o conteúdo da composteira a cada três ou quatro dias para aerar a matéria e acelerar o processo de decomposição.
Quer aprender outras formas de aproveitar a casca de ovo? Confira nossa matéria com algumas dicas de artesanato:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais