Saiba como fazer conservas de pimenta para dar mais sabor e ardência às refeições
Saber como fazer conservas de pimenta é uma ótima forma de sempre ter à mesa condimentos saborosos, principalmente, para quem gosta de preparar pratos com um pouco mais de ardência. Além disso, elas são benéficas para a saúde e bem fáceis de preparar em casa. Veja a seguir como fazer conservas de pimenta de sua preferência.
Como fazer conserva de pimenta-caiena com azeite e vinagre
Ingredientes
- 200 g de pimenta-caiena;
- 30 g de sal;
- Água;
- 375 ml de vinagre branco (com 5% de acidez);
- 250 ml de azeite de oliva extravirgem.
Modo de preparo
Comece lavando as pimentas com água corrente. Depois disso, passe-as pela salmoura. Essa solução ajudará na diminuição da umidade das pimentas, permitindo que o vinagre seja melhor absorvido.
Use 1 litro de água com aproximadamente 350 g de sal e deixe as pimentas de molho na salmoura com um pouco de vinagre. Coloque um prato por cima para que a pimenta continue submergida e deixe descansar por pelo menos 24 horas. Depois disso, retire-as e seque o excesso de água com um pano.
Retire os talos das pimentas e corte-as como preferir. Elas podem ser usadas inteiras, cortadas ao meio ou em rodelas finas.
Descarte a solução com vinagre, insira as pimentas em um pote de vidro esterilizado, complete com óleo ou azeite e armazene.
Como fazer conservas de pimenta-malagueta
Ingredientes
- 500 g de pimenta-malagueta;
- ½ xícara de vinagre branco;
- ½ xícara de água;
- ⅓ de xícara de açúcar;
- 2 colheres de chá de sal;
- 1 colher de chá de sementes de mostarda;
- 1 colher de chá de sementes de coentro;
- 2 folhas de louro.
Modo de preparo
Comece higienizando suas pimentas, deixando-as de molho na salmoura e, depois, retirando os talos. Em seguida, em uma panela, misture as pimentas (cortadas ou não), o vinagre, as sementes, as folhas de louro, a água, o sal e o açúcar.
Aqueça por alguns minutos, isso eleva a temperatura, fazendo com que o vinagre penetre mais facilmente. Entretanto, não pode esquentar por muito tempo, porque pode acabar reduzindo a acidez. Ou seja, não deixe ferver. Depois, despeje a mistura nos potes esterilizados e armazene, esperando em média 2 dias para consumir.
Como fazer conservas de pimenta biquinho com especiarias
Ingredientes
- 100 g de biquinho;
- 100 g de pimenta-de-cheiro;
- 1 folha de louro fresca;
- 100 g de pimenta dedo-de-moça;
- 100 g de escorpião;
- 2 ramos de tomilho;
- 2 dentes de alho;
- Uma pitada de sal;
- 100 ml de óleo vegetal;
- 100 ml de azeite de oliva;
- 50 ml de cachaça.
Modo de preparo
Higienize as pimentas e retire os talos de todas elas. Corte-as em rodelas — exceto a biquinho, que pode ser inserida inteira — e coloque no vidro esterilizado. Adicione a folha de louro, o tomilho, dois dentes de alho e uma pitada de sal. Em seguida, coloque também um pouco de cachaça, óleo vegetal e azeite para dar um toque final.
Coloque um pano no fundo de uma panela, despeje água e coloque para ferver. Com a água fervente, insira o vidro em cima do pano e deixe por 50 minutos. Lembre-se de se certificar de que o vidro possa ser inserido na água quente.
Por fim, espere pelo menos três semanas para consumir. Ao abrir, lembre-se de guardar na geladeira para conservar.
Como usar as conservas de pimenta
Dependendo do nível de ardência da pimenta, a conserva é ótima como acompanhamento para as refeições. Mas também pode servir como tempero para o preparo de pratos, como saladas e massas.