Você já pensou em como fazer cristal para dar de presente em ocasiões especiais? No Natal, por exemplo, os cristais são alternativas acessíveis e autênticas para surpreender os amigos e familiares. Além disso, fazer cristal é uma excelente atividade para entreter as crianças.
Você pode fazer cristais em casa usando produtos que já tem em sua prateleira, como açúcar, sal e sal amargo (ou sal de Epsom). Se preferir, pode utilizá-los como enfeites em casa ou na árvore de Natal. Aprenda como fazer cristal com seis diferentes receitas!
Afinal, como se faz cristais de açúcar? Confira os ingredientes e o modo de preparo:
Use uma panela para ferver a água e acrescente o açúcar, uma colher de chá de cada vez. Continue adicionando açúcar até que ele não se dissolva mais na água e comece a se acumular no fundo do recipiente. Isso significa que sua solução de açúcar está pronta para ser retirada do fogo.
Se você quiser cristais coloridos, adicione algumas gotas de corante alimentício. Em seguida, despeje a solução na jarra de vidro, evitando derramar o açúcar não dissolvido.
Amarre o barbante no meio do lápis ou na faca de manteiga, coloque o lápis ou faca na borda do pote e deixe o barbante balançar na água o mais próximo possível do fundo, sem tocar nem no fundo nem nas laterais do pote.
Cubra o frasco com uma toalha de papel e coloque-o em um lugar onde não seja mexido. O crescimento dos cristais deve começar após um dia, e você pode deixá-los crescer até que fiquem do tamanho que desejar ou até que parem de crescer. Puxe o barbante, deixe os cristais secarem e desfrute de um cristal comestível!
Em uma panela, coloque o sal na água fervente até que não se dissolva mais e o excesso apareça no fundo da panela. Despeje a solução em uma jarra de vidro, certificando-se de que nenhum sal não dissolvido entre nela.
Pendure um barbante em um lápis ou faca de manteiga e deixe-o balançar na solução sem tocar o fundo ou as laterais do frasco. Cubra-o com uma toalha de papel e coloque-o em um lugar fresco onde não seja mexido. Em um dia, você verá a formação de lindos cristais de sal.
Adicione 1/2 xícara de sal de Epsom a 1/2 xícara de água da torneira muito quente e mexa por pelo menos um minuto. Isso criará uma solução saturada em que nenhum sal de Epsom pode se dissolver. Adicione algumas gotas de corante alimentício, se quiser que seus cristais sejam coloridos.
Coloque o copo medidor na geladeira para resfriar a solução rapidamente. Em algumas horas, você verá lindos cristais. Despeje qualquer solução restante e deixe os cristais secarem.
Mexa o sulfato de cobre em água fervente até que não mais se dissolva. Despeje uma pequena quantidade da solução em um prato pequeno e reserve o resto. A maior área de superfície da placa ajudará a solução de sulfato de cobre a evaporar rapidamente, deixando para trás pequenos cristais de sementes.
Selecione os melhores cristais e use a faca de manteiga para raspá-los cuidadosamente do prato. Despeje a solução restante no frasco e coloque os cristais de semente nele, certificando-se de que não encostem um no outro. Coloque a jarra em algum lugar onde não seja mexida.
Quando estiver satisfeito com o tamanho dos cristais, você pode raspá-los do pote usando a faca de manteiga. Você deve armazenar seus cristais de sulfato de cobre prontos em um recipiente hermético, porque a água contida nos cristais vai evaporar e o cristal poderá adquirir uma cor cinza-esverdeada.
Observação: Evite tocar nos cristais ou na solução, porque o sulfato de cobre pode manchar a pele e as roupas. É uma boa ideia usar luvas de borracha!
Derreta o enxofre na panela, tomando cuidado para não pegar fogo. Quando estiver completamente derretido, remova a panela do fogo e o enxofre se cristalizará à medida que for esfriando.
Dissolva 10 gramas de acetato de chumbo em 100 ml de água. Adicione à solução uma tira de zinco ou uma porca de latão, porque o latão contém zinco. Cristais negros começarão a se formar no que é chamado de reação de deslocamento único, durante a qual o acetato de chumbo reage com o zinco para formar acetato de zinco e cristais elementares de chumbo.
Os cristais se formam em uma estrutura de árvore de cabeça para baixo, daí o nome “Árvore de Saturno”. Quando retirados da solução, os cristais de chumbo oxidam rapidamente e uma camada cinza ou branca de óxido de chumbo se forma em sua superfície.
Agora que você já aprendeu a fazer o seu cristal, confira outras ideias de como fazer um Natal sustentável na sua casa com as nossas matérias:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais