Fazer um delineador caseiro significa que você pode controlar o que passa na sua pele, desce pelo ralo e atinge os oceanos
Estudos mostram que as maquiagens convencionais estão repletas de produtos químicos nocivos à saúde e ao meio ambiente e de microplásticos. Por isso, fazer um delineador caseiro significa que você pode controlar o que passa na sua pele, desce pelo ralo e atinge os oceanos. Além disso, você pode evitar embalagens supérfluas, geralmente compostas por uma mistura de materiais que dificultam o processo de reciclagem.
Lembre-se de que fazer sua própria maquiagem exige muito mais esforço do que comprar uma sombra em uma farmácia. Algumas receitas podem ser mais complexas do que outras e pedir ingredientes incomuns. Certifique-se de realizar uma pesquisa antes de tentar fazer substituições, especialmente se substâncias químicas estiverem envolvidas. Por último, sempre realize um teste em sua mão para detectar irritações ou reações alérgicas antes de aplicar as formulações no rosto.
Delineador de amêndoa
Para fazer um delineador de amêndoa, comece espetando uma única amêndoa com um longo espeto de metal (para proteger os dedos) e carbonizando-a na chama de uma vela. Isso deve ser feito sobre uma superfície resistente ao fogo. Você deve demorar cerca de 10 minutos para carbonizar cada uma, e precisará de três a quatro amêndoas queimadas.
Deixe que as amêndoas carbonizadas esfriem (de preferência em uma placa de cobre ou alguma outra superfície não inflamável) antes de triturá-las em pó usando um almofariz e pilão esterilizados. O pó deve ser preto como carvão.
Misture algumas gotas de glicerina vegetal até formar uma pasta grossa e aplique com um pincel de delineador.