Como fazer detergente caseiro? Essa é uma pergunta frequente pois o detergente é um dos produtos de limpeza mais consumidos no nosso dia a dia. Mas o que muita gente não sabe é que os agentes químicos de sua composição, alguns deles derivados de petróleo, podem ser prejudiciais ao meio ambiente, sobretudo quando despejados em redes de esgoto que não possuem o tratamento adequado.
Mas há um modo de evitar o uso do detergente industrializado e obter um ótimo efeito limpante: basta fazer o seu próprio detergente caseiro! Confira, no vídeo acima, do Portal eCycle no YouTube, como produzi-lo. Se curtir, inscreva-se no canal. Abaixo, confira as informações presentes no vídeo e entenda como os ingredientes da fórmula conseguem ser eficientes.
Rale as 200 gramas do sabão. Em seguida, esquente os três litros de água na panela e adicione as raspas. Quando elas se dissolverem, adicione, na seguinte ordem, os 50 ml de álcool, as três colheres de sopa de bicarbonato de sódio e os 10 ml do óleo essencial (você pode produzir sua própria essência). Misture bem por cinco minutos, deixando descansar por uma hora. Pegue recipientes limpos, de preferência com tampa dosadora (como o do vídeo), e divida o sabão entre eles.
Pronto! O seu detergente caseiro está feito! Agora você pode lavar suas louças impactando menos o meio ambiente.
Em comparação com o detergente comum, o modelo caseiro fica bem menos homogeneizado, ou seja, há uma parte mais líquida e outra parte mais viscosa dentro do recipiente. Mas fique tranquilo, pois isso não significa que ele “deu errado” ou que não conseguirá efetuar a limpeza. Basta agitar o frasco antes de usá-lo.
E por que a mistura dos ingredientes citados consegue se transformar em um bom detergente caseiro limpante? O sabão em pedra possui a propriedade de quebrar moléculas de gordura e o bicarbonato de sódio consegue adsorver odores, fazendo com que as moléculas responsáveis pelos aromas fiquem retidas nas superfícies dos grãos de bicarbonato. Esses grãos também são abrasivos, proporcionando atrito e consequente ação limpante para remover sujeira – a limpeza é mecânica e substitui a limpeza química do detergente industrial, produzidos principalmente a partir de sais de ácido sulfônico (ou seja, utilizando derivados de enxofre para tal, sendo estes mais agressivos). Portanto, usando o detergente caseiro, é necessário que você esfregue mais os utensílios sujos para que eles sejam devidamente limpos.
A eficiência de qualquer detergente (caseiro ou industrial) depende também da natureza química da água, que pode ter variação na composição dos seus minerais. Há regiões em que a água apresenta excesso de magnésio e de cálcio(também chamada de água dura), o que dificulta a ação de limpeza do detergente comum. Por isso, a indústria adiciona sequestrantes a essa fórmula, que removem esses minerais em excesso e permitem que o detergente possa agir sobre a gordura. Dessa forma, o detergente caseiro pode ser menos eficiente em alguns casos, dependendo das características das águas utilizadas na lavagem da louça.
Como ocorre com qualquer produto de limpeza, mantenha o detergente longe do alcance de crianças. Após realizar o procedimento, diga nos comentários como está sendo sua experiência de fazer o detergente caseiro!
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais