Confira como fazer kombucha em casa
Por ser uma bebida fermentada, aprender como fazer kombucha pode ser um pouco complicado. Em geral, a compra da kombucha em lojas onlines e físicas pode ser mais segura e simples do que a sua produção em casa. No entanto, essa é uma receita que pode ser aprendida e reproduzida, mas com os devidos cuidados.
Além disso, aprender como fazer kombucha pode ser uma forma de diminuir a produção de resíduos, trocando garrafas de plástico por recipientes de vidro reutilizáveis.
O que é kombucha?
A kombucha é uma bebida fermentada feita a partir de chá, bactérias, açúcar e levedura. Nativa da China, essa bebida apresenta uma carbonatação natural resultante das culturas vivas que se alimentam de açúcar, causando uma reação química que produz dióxido de carbono.
Além do seu sabor diferente, a kombucha é bebida, principalmente, por seus benefícios à saúde. Assim como outros tipos de probióticos, ela faz bem para a saúde gastrointestinal, promovendo o equilíbrio das bactérias do intestino e melhorando a indigestão.
Confira mais sobre os benefícios da kombucha na nossa matéria:
SCOBY
SCOBY é um acrônimo para “symbiotic culture of bacteria and yeast”, ou “cultura simbiótica de bactérias e leveduras”. Similar à um disco, o SCOBY possui uma aparência arredondada e densa, e facilita a fermentação da kombucha.
O modo mais fácil de como fazer kombucha pode ser pedindo o SCOBY à algum colega que também produz a bebida fermentada. Porém, ele também pode ser feito do zero.
Para cultivar o seu próprio SCOBY, confira a nossa matéria:
Como fazer kombucha corretamente
A base de toda kombucha é água, chá preto ou chá verde e açúcar. Diferentes receitas de como fazer kombucha podem pedir por diversos tipos de variações na quantidade de cada ingrediente. Porém, reunimos uma receita simples de ser seguida. Para fazer um litro de kombucha você vai precisar de:
Ingredientes
- 250 mls de água fervida;
- 750 mls de água sem cloro;
- 50 a 100 gramas de açúcar;
- 1 saquinho de chá verde ou chá preto;
- 1 SCOBY pequeno;
- 100 mls de kombucha (líquido inicial).
Observações
- O chá preto é o mais recomendado para fazer kombucha, uma vez que ele contém todos os nutrientes necessários para o SCOBY;
- Não é possível fazer kombucha sem açúcar, sendo que ele providencia o alimento que as leveduras e as bactérias precisam para se reproduzir, criar um novo SCOBY e transformar o chá em ácidos, vitaminas e carbonatação;
- Não existe um tamanho exato para o SCOBY a ser utilizado, mas ele deve ser de boa fonte e não deve ter sido seco ou guardado na geladeira;
- Infelizmente, precisa-se de kombucha para fazer kombucha. Essa bebida é chamada na receita como “líquido inicial” e representa 10% da quantidade do novo chá;
- A água da pia contém cloro e, portanto, não pode ser utilizada para fazer kombucha. O cloro possui um efeito negativo nas bactérias que devem se propagar;
- O líquido inicial diminui o pH do chá – a kombucha tem um pH na faixa de 3,5 a 2,5 em comparação com cerca de 7 para a água da torneira. Além disso, o líquido utilizado deverá ser extraído do topo da infusão, onde as bactérias se proliferam.
Modo de preparo
- Ferva um quarto da água total em uma panela, desligue o fogo e adicione o chá e o açúcar. Mexa rapidamente para dissolver o açúcar e deixe em infusão por 6 a 10 minutos;
- Tire o saquinho de chá da água, com cuidado para não apertá-lo e amargar a mistura;
- Adicione o resto da água sem cloro gelada, que vai impedir que o SCOBY estrague no calor do chá;
- Transfira o líquido para um jarro de vidro;
- Coloque o SCOBY e o líquido inicial que o SCOBY apresenta. Deve haver um mínimo de 5 centímetros de espaço no topo do jarro para permitir a atividade de fermentação e o crescimento do SCOBY.
- Cubra o jarro com um pano ou papel toalha e um elástico para evitar a entrada de poeira e moscas da fruta. O jarro não deve ser totalmente fechado, uma vez que o SCOBY precisa de ar;
- Deixe fermentar por seis a nove dias em temperatura ambiente, longe do calor.
Como saber se a kombucha está pronta?
Não existe um estado certo que determina se a kombucha está pronta ou não. O líquido começa doce, mas vai ficando acídico através da sua fermentação. Após a fermentação inicial de seis dias, você pode ir testando a sua kombucha caseira diariamente para ver se está do jeito que você gosta.
Perigos de fazer a sua própria kombucha
Essencialmente, fazer kombucha envolve o crescimento de bactérias em um líquido que será consumido. Embora essas bactérias sejam benéficas e consideradas probióticas, se a bebida não for feita ou armazenada corretamente ela pode criar bactérias nocivas ou mofo. Além disso, a kombucha tradicional pode conter conter até 3% de álcool (confira aqui estudos a respeito: 2, 39, 40, 41).
Beber kombucha contaminada pode resultar em problemas de saúde como problemas hepáticos, acidose láctica, reações alérgicas, náuseas e, em alguns casos, até a morte.
Portanto, é preciso tomar cuidado quando for aprender como fazer kombucha. Certifique-se que o líquido inicial e SCOBY utilizados na receita sejam de boa qualidade e de um local confiável.