Aprender como fazer óleo essencial de lavanda é um ótimo método para incluir os benefícios da aromaterapia na sua vida. O óleo essencial de lavanda, comumente utilizado para tratar sintomas da ansiedade e outros problemas da saúde mental, é uma forma natural de promover a calma e o bem-estar, além de possivelmente reduzir o estresse.
Além disso, o óleo essencial de lavanda também pode ser incrementado nos cuidados para a pele e para o cabelo, sendo uma alternativa livre de produtos químicos e mais sustentável do que outros produtos de beleza.
Em geral, a lavanda é uma planta de fácil cultivo, que não requer o uso de produtos como fertilizantes e pesticidas, o que reduz a incidência da poluição por esses meios.
Destilado da planta Lavandula angustifolia, o óleo essencial de lavanda é um dos óleos essenciais mais populares que existem, servindo quase como um multiuso da área. Além de sua aplicação na aromaterapia para promover o relaxamento, ele possui diversas propriedades benéficas à saúde.
Usado tanto na pele como nos cabelos, o óleo essencial de lavanda pode tratar infecções fúngicas, alergias, eczema, náusea, cólicas menstruais e até mesmo a caspa.
Os óleos carreadores são óleos vegetais utilizados para diluir óleos essenciais, evitando possíveis complicações derivadas de seu uso concentrado. Eles são uma parte essencial no aprendizado de como fazer óleo essencial de lavanda.
Na maioria das vezes, o óleo de coco não refinado é o mais utilizado na produção do óleo essencial de lavanda. Isso se dá a algumas propriedades do óleo de coco que são semelhantes às do óleo de lavanda, como as propriedades antibacterianas e antimicrobianas.
No entanto, diferentes óleos carreadores possuem diferentes benefícios e propriedades. Os seus efeitos na pele, por exemplo, podem variar de acordo com o indivíduo e com o tipo de pele apresentado. Por isso, escolher qual óleo carreador utilizar antes de aprender como fazer óleo essencial de lavanda depende dos benefícios que precisa.
Para entender as propriedades dos óleos carreadores, confira a nossa matéria:
Para aprender como fazer óleo essencial de lavanda, você só precisará de dois ingredientes principais e outros utensílios domésticos.
O uso de óleo essencial de lavanda pode causar reações alérgicas em alguns indivíduos. As reações podem variar entre coceira, irritação, náusea, vômito e dor de cabeça.
Para evitar qualquer desconforto, sempre faça um teste na pele para determinar se o óleo pode causar irritação. Para fazer isso, aplique um pouco de óleo em uma parte discreta dentro do seu pulso, cubra o óleo e deixe-o na pele por 24 horas antes de checar para alguma irritação.
Se notar alguma sensibilidade, coceira ou outros efeitos adversos, suspenda o uso do óleo essencial de lavanda.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais