Descubra como fazer sacola de papel personalizada em 14 passos
A sacola de papel tem inúmeras vantagens como embalagem de presente. Além de ser uma opção sustentável e eco-friendly, sem plástico ou substâncias tóxicas em sua composição, ainda é acessível – é possível fazer uma sacola de papel com materiais que você já tem em casa. Sem contar o valor afetivo: ao fazer uma sacola de papel personalizada, com a sua cara, quem a recebe acaba ganhando dois presentes em um só.
A sacola de papel também pode ser reutilizada várias vezes, o que diminui ainda mais seu impacto no meio ambiente. Ao presentear alguém com uma sacola de papel personalizada, você exercita a criatividade, demonstra seu carinho e ainda ajuda o planeta. Por isso, a sacola de papel é a opção ideal para substituir embalagens prontas e sacos plásticos.
Qual papel usar para fazer sacola de papel?
Existem quatro tipos de papel que você pode usar para fazer uma sacola linda e resistente:
Papel kraft
Elegante, o papel kraft é um dos mais indicados para fazer sacola de papel, porque é resistente e mais durinho. Esse tipo de papel não passa pelo processo de branqueamento na fabricação. Por isso, ele mantém sua cor natural de madeira, o que confere charme e um toque de sofisticação ao produto final. É utilizado para os mais diversos fins em artesanato, por ser discreto, bonito e funcional, e pode ser encontrado em diversas gramaturas.
Papel reciclato
Fazer sacola de papel já é uma atitude consciente e ecológica. Mas, se você quer ser ainda mais eco-friendly, use o reciclato na confecção da sua sacola de papel! Ele é altamente resistente, com gramatura de 90 a 120 gramas.
O reciclato é composto de restos de papel offset e sulfite, e, por ser proveniente de reciclagem, possui tom amarronzado e textura áspera. É uma opção elegante e sustentável.
Papel sulfite
O papel sulfite também é uma excelente opção para fazer sacola de papel, porque é de fácil manuseio e pode ser encontrado em várias cores. Não é tão resistente quanto o papel kraft, mas, para presentes mais leves, é ideal para fazer sacola de papel. É muito acessível e pode ser encontrado em qualquer papelaria ou supermercado – inclusive, é bem provável que você tenha um pacote de papel sulfite guardado em algum lugar na sua casa.
Papel cartão
Se você está procurando como fazer sacola de papel para embalar presentes mais pesados, este é o tipo ideal. O papel cartão é mais duro que a cartolina, porque é encontrado somente em gramaturas de 180 a 240 gramas, mais altas que as dos papéis anteriores. Além disso, você pode usar papel cartão de várias cores, o que torna mais fácil personalizar sua sacola e deixá-la cheia de personalidade.
Como fazer sacola personalizada?
O que é preciso para fazer sacolas de papel?
- Papel A4 (escolha a sua cor preferida!)
- Compasso ou furador de papel
- Régua
- Lápis preto
- Cola branca ou fita adesiva dupla-face
- Barbante, fita de cetim ou cordinha (você decide!)
Passo a passo do nosso molde de sacola de papel
- Estenda a folha de papel aberta sobre uma superfície lisa.
- A lápis, no topo da folha, faça uma marcação com a altura de 3 cm nas duas margens.
- Dobre a parte de cima da folha para baixo, na altura da marcação.
- Faça uma marcação de 1 cm na margem direita e dobre novamente, desta vez na vertical.
- Passe cola ou a fita dupla-face na parte externa da dobradura.
- Dobre o papel ao meio, colando o lado esquerdo à dobradura feita do lado direito.
- Com o papel dobrado, marque a altura de 5 cm na parte inferior da folha, de baixo para cima.
- Agora vamos montar o fundo da sacola. Dobre para dentro, em formato de orelha, os dois lados da dobradura inferior.
- Desdobre levemente as orelhinhas formando uma abertura no fundo da sacola, em formato de hexágono.
- Dobre levemente as partes de cima e de baixo do hexágono, depois desdobre-as e passe cola, ou a fita adesiva, nas duas partes da dobra. Então, cole uma sobre a outra, seguindo a marca da dobra, para moldar o fundo da sacola.
- Dobre levemente as duas margens, em uma largura de mais ou menos 1 cm, na vertical. Desdobre-as e vá moldando a sacola de papel. Essa dobrinha na margem é o que vai dar um leve efeito sanfona nas laterais da sua sacola.
- Faça duas perfurações (com furador ou compasso) próximo à abertura da sacola.
- Passe a cordinha, o barbante ou a fita de cetim por dentro delas, para fazer a alça. Para prendê-las, faça nozinhos na parte de dentro da sacola, bem rentes aos furos.
- Se preferir, decore a sua sacola com adesivos, dobraduras, cartõezinhos e o que mais quiser. Abuse da criatividade!