Confira algumas dicas de como fazer shampoo orgânico em casa
Aprender como fazer shampoo orgânico em casa pode te ajudar a reduzir os gastos, além de contribuir para a saúde do seu couro cabeludo dos fios. Com ingredientes orgânicos é mais fácil de reduzir os danos de alguns compostos químicos presentes na composição do shampoo.
Além disso, ele é uma forma de adotar uma rotina capilar lixo zero, que ajuda a eliminar os resíduos desnecessários desses produtos. Embalagens de shampoos, condicionadores e cremes de tratamento podem ser recicladas, mas em um consumo consciente não basta apenas o descarte correto desses plásticos, também é preciso reduzir seu uso.
Os problemas do shampoo convencional
Sulfatos, parabenos e derivados do petróleo, por exemplo, são constantemente adicionados em shampoos e condicionadores convencionais, porém, além de serem prejudiciais ao meio ambiente, podem ter efeitos adversos no cabelo.
Os sulfatos, embora responsáveis por tirar as impurezas do cabelo, também podem remover o óleo natural que o couro cabeludo precisa para se manter hidratado e saudável. Assim, o seu uso pode resultar em um couro cabelo seco e mais propenso à irritação.
Já os parabenos são compostos químicos comumente usados como preservantes em produtos de beleza como shampoos, desodorantes e hidratantes corporais. De acordo com especialistas, o problema dos parabenos é o seu uso excessivo, que pode resultar na exposição cumulativa de químicos no corpo. Esses químicos podem perturbar as funções hormonais e estão associados ao aumento de risco do desenvolvimento de câncer de mama e toxicidade reprodutiva.
Como fazer shampoo orgânico
Confira algumas receitas e aprenda como fazer shampoo orgânico com poucos ingredientes:
Shampoo básico
Diferentemente do shampoo convencional, o shampoo orgânico simples possui poucos ingredientes, portanto, não possui o mesmo efeito espumante. Contudo, a espuma não é indicadora de limpeza e esses ingredientes também ajudam a limpar o couro cabeludo com a mesma eficiência.
Ingredientes
- ½ xícara de água
- ½ xícara de sabonete líquido neutro e suave (ou sabão de castela líquido)
- ½ colher de chá do óleo vegetal de sua preferência
Modo de preparo
Misture todos os ingredientes em uma vasilha e mexa com cuidado para que o líquido não espume e perca sua consistência. Transfira-o para o recipiente de sua preferência e lave o cabelo como de costume.
Em dúvida de qual óleo usar? Confira nosso vídeo:
Shampoo sólido
O shampoo sólido já virou o queridinho de rotinas lixo zero, além de ser uma ótima alternativa para a lavagem dos cabelos.
Ingredientes
- 1 xícara de sabão de castela líquido ou derretido
- 1 colher de chá de azeite de oliva
- ½ colher de chá de óleo de rícino
- ½ colher de chá de melaço preto
- 15 gotas de óleo essencial de baunilha
- 15 gotas de óleo essencial de patchouli
- 10 gotas de óleo essencial de alecrim
- 1 molde de sabonete
Modo de preparo
Derreta o sabão de castela no banho maria no fogo baixo e quando o processo acabar adicione o azeite e o óleo de rícino. Tire a tigela do fogo e espere esfriar um pouco. Coloque os óleos essenciais e misture bem. Transfira a mistura para o molde de sabonete e espere solidificar.
Shampoo para limpeza pesada
O uso do vinagre de maçã no cabelo sempre foi recomendado, principalmente para os fios oleosos. Suas propriedades ajudam na limpeza profunda do couro cabeludo e a remover o excesso de outros produtos como laquê e mousse para cabelo.
Ingredientes
- 3-4 colheres de sopa de vinagre de maçã
- 2 xícaras de água
Modo de preparo
Coloque a água e o vinagre no recipiente de sua preferência, tampe e misture bem. Aplique no couro cabeludo em movimentos circulares e depois enxágue.
Shampoo de azeite
O azeite é um dos óleos vegetais mais indicados para cabelos secos. Aprenda como fazer shampoo orgânico com o ingrediente para fios mais hidratados.
Ingredientes
- 1/2 xícara de água
- 1/4 xícara de azeite
- 1 xícara de sabonete líquido ( ou sabão de castela)
Modo de preparo
Misture todos os ingredientes no recipiente que for usar como frasco do seu shampoo orgânico e feche bem. Chacoalhe o recipiente quando for usar e, se quiser, adicione o óleo essencial que quiser.