Fazer uma sombra caseira significa que você pode controlar o que passa na sua pele, desce pelo ralo e atinge os oceanos
Estudos mostram que as maquiagens convencionais estão repletas de produtos químicos nocivos à saúde e ao meio ambiente e de microplásticos. Por isso, fazer uma sombra caseira significa que você pode controlar o que passa na sua pele, desce pelo ralo e atinge os oceanos. Além disso, você pode evitar embalagens supérfluas, geralmente compostas por uma mistura de materiais que dificultam o processo de reciclagem.
Lembre-se de que fazer sua própria maquiagem exige muito mais esforço do que comprar uma sombra em uma farmácia. Algumas receitas podem ser mais complexas do que outras e pedir ingredientes incomuns. Certifique-se de realizar uma pesquisa antes de tentar fazer substituições, especialmente se substâncias químicas estiverem envolvidas. Por último, sempre realize um teste em sua mão para detectar irritações ou reações alérgicas antes de aplicar as formulações no rosto.
Sombra de farinha de arroz
Fazer sombra em casa é muito simples, dadas as cores ricas disponibilizadas pelas plantas. No entanto, criar uma base geral para a cor é a parte mais complicada de todas — apenas porque requer alguns ingredientes incomuns.
Para fazer uma sombra de farinha de arroz, combine uma colher de chá de farinha de arroz com três colheres de chá de argila de caulim (uma argila macia e suave, adequada para a pele e geralmente sustentável), um quarto de colher de chá de dióxido de titânio e um oitavo de colher de chá de óxido de zinco. Apenas certifique-se de não usar versões nano de dióxido de titânio e zinco, que podem ser prejudiciais à vida marinha. Por fim, crie sua cor adicionando ervas e especiarias pigmentadas à sua base.