Saber como fazer soro caseiro pode ser uma ótima habilidade a se desenvolver. A solução normalmente é constituída por 0,9% de cloreto de sódio — similarmente a concentração do sangue, lágrimas e outros fluidos corporais. Ele é comumente utilizado como um remédio caseiro ao redor do mundo.
O soro fisiológico tem diversos usos, incluindo a limpeza de machucados e o enxágue das passagens nasais. Ele é comercializado em farmácias, mas também pode ser feito em casa por ser um componente simples e de poucos ingredientes.
Lave as mãos e em seguida limpe seu recipiente de vidro com água e detergente ou fervendo-o para que fique esterilizado. Esse passo ajuda a prevenir bactérias de contaminar a solução. Coloque a água para ferver por pelo menos 20 minutos e depois transfira-a para o vidro e adicione o sal. Evite usar sal marinho, pois ele contém outros minerais que podem interferir na eficácia do soro. Mexa até o sal dissolver e deixe esfriar, tampando o pote.
Pesquisas indicam que o soro caseiro pode ser contaminado por bactérias em até 24 horas, porém, é menos provável quando ele é mantido na geladeira. Use a solução apenas uma vez e depois jogue fora, se necessário faça outra mistura.
Se o soro parecer esbranquiçado ou sujo, jogue-o fora imediatamente e faça outro. Sempre use recipientes limpos e apropriados (com tampa) para guardar a solução.
Não use o soro caseiro para enxaguar os olhos nem lentes de contato — seu uso também é extremamente contra indicado para o seu armazenamento. Embora comumente usado para tratar a desidratação, é melhor consultar um médico.
A solução pode ser usada na boca e para tratar dores de garganta ou derivados, mas não deve ser ingerida.
O soro pode ajudar na lavagem das passagens nasais limpando-as de impurezas, muco e alergênicos. Para fazer a irrigação nasal, transfira o soro para uma garrafa de esguicho limpa, coloque a cabeça sobre a pia, incline a cabeça para a direita e espirre a solução dentro do nariz, que deve sair da narina esquerda. Repita o procedimento do outro lado.
Ele também pode ser usado para a limpeza e ajuda na cicatrização de piercings. Para fazer isso, transfira a solução para outro pote para evitar a contaminação da mistura e use-a para embeber um pedaço de algodão ou cotonete. Nesses casos, é necessário que o soro esteja quente. Aplique por 5 minutos duas ou mais vezes ao dia no local do piercing e enxágue com água.
Embora geralmente feita com água, o soro também pode ser usado na limpeza de machucados. Transfira-o para outro recipiente, molhe um algodão e passe na área machucada.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais