Como germinar sementes: confira o passo a passo

Compartilhar

Aprender como germinar sementes é uma ótima introdução à jardinagem. O processo de germinação consiste no crescimento de plantas diretamente através de suas sementes, o que dispensa a compra de mudas já prontas para a plantação. 

Embora muitas pessoas prefiram a plantação direta das sementes no solo, seguir o passo a passo de como germinar sementes pode ser um método eficiente para aumentar a taxa de germinação das plantas. Além disso, esse processo é relativamente fácil e não requer aparelhos complexos de jardinagem.

Kit Broto Fácil permite germinar sementes em casa com praticidade

Qual semente é fácil de germinar?

Algumas sementes são mais fáceis de germinar. Portanto, se você é novo na jardinagem, escolha as sementes que possuem maior chance de prosperar. 

Veja a seguir uma lista de vegetais, ervas e outras plantas de fácil germinação: 

  • Manjericão;
  • Tomate;
  • Pimentas; 
  • Espinafre;
  • Coentro; 
  • Pepino;
  • Calêndula; 
  • Girassol; 
  • Brócolis. 

Como germinar sementes

Antes de começar a germinação, você precisará de: 

  • Algo para germinar as sementes: além de vasos, você pode fazer sua própria sementeira a partir de copos de iogurte reciclados, caixas de leite, copos de papel e caixas de ovos. O ideal é que esses recipientes contenham buracos para a drenagem de água; 
  • Um meio de cultivo (solo): o solo ideal para a germinação das sementes é leve e úmido, mas de boa drenagem. O portal Treehugger, por exemplo, recomenda a mistura de uma parte (por volume) de solo constituído principalmente por folhas podres e uma parte de composto caseiro; 
  • Luz: as plantas precisam de muita luz para crescer. Por isso, recomenda-se que a sua plantação ocorra em frente de janelas ou outras fontes de luz natural. 

Veja como fazer sementeiras no nosso vídeo:

Passo a passo 

  1. Encha o vaso com o meio de cultivo escolhido;
  2. Coloque as sementes no solo ou em uma folha de papel toalha molhada. Ao escolher o solo, siga as instruções do pacote de sementes sobre a profundidade em que elas devem ser plantadas. No caso do papel toalha, basta colocar as sementes em cima de um papel toalha úmido e cubri-las com um saco plástico. Este método pode germinar algumas sementes em menos de uma semana; 
  3. Cubra as sementes com uma sacola plástica — isso cria a temperatura ideal para o crescimento das plantas; 
  4. Deixe as sementes em um ambiente quente, como na frente de uma janela. Porém, evite luz solar direta e quente, pois isso pode matar as mudas.
  5. Mantenha as sementes úmidas. As sementes precisam de calor e umidade consistente para germinar. Use um borrifador para manter o solo uniformemente úmido, mas evite regar demais; 
  6. Assim que as sementes brotarem e você ver pequenas raízes emergindo da toalha de papel úmida, você pode transplantar os brotos para vasos. Plante apenas a radícula (parte branca) e mantenha o caule acima da linha do solo;
  7. Se você começou suas sementes no solo, você pode se concentrar em desbastar as mudas. Use uma pinça para remover todos os brotos, exceto um ou dois. Mantenha os brotos que parecem maiores e mais saudáveis ​​e remova os demais.
Como plantar broto de alfafa e seus benefícios

Como plantar as sementes germinadas? 

Antes de relocalizar as plantas, as sementes deverão passar por um processo de adaptação. Cerca de uma semana antes de plantar as mudas no jardim, coloque-as em um local protegido ao ar livre (parcialmente sombreado, longe do vento) por algumas horas, e leve-as para dentro durante a noite. 

Gradualmente, em um período de até 10 dias se acostumando com o Sol, o vento e a precipitação,  elas estarão prontas para o plantio.

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais