Como higienizar coletor menstrual: um guia prático

Compartilhar

O coletor menstrual tem se tornado uma alternativa cada vez mais procurada por quem deseja abandonar de vez o absorvente descartável. Além de prático e fácil de usar, ele proporciona conforto, reduz a produção de resíduos, pois é um produto reutilizável, evita mau cheiro e não favorece o contato da região íntima com substâncias químicas nocivas durante o período menstrual. Por isso, é bom para o meio ambiente e para a saúde de quem usa.

Outra vantagem do coletor menstrual é a durabilidade: o produto pode ser conservado e utilizado por até dez anos. Feito com silicone hipoalergênico, não requer troca por até 12 horas ininterruptas de uso, dependendo do fluxo menstrual. Além disso, diferentemente dos absorventes internos tradicionais, o coletor é inserido na entrada da vagina e não no fundo do canal vaginal, sem apresentar risco para a saúde íntima.

No entanto, a popularização do produto acompanha uma dúvida comum: como higienizar o coletor menstrual? A lavagem correta, embora seja muito simples, é feita para evitar a proliferação de bactérias. Aqui você encontra um guia prático e algumas dicas para deixar o seu coletor limpo, livre de manchas e pronto para durar por muito tempo!

Saúde da mulher: dicas e cuidados na higiene íntima feminina
Mooncup, o absorvente sustentável e higiênico
Absorvente recicla?

Como higienizar um coletor menstrual

Lave as mãos

Parece óbvio, mas este primeiro passo, fundamental para a boa higienização do seu coletor, muitas vezes é ignorado no processo. As mãos são uma das principais fontes de contato do nosso corpo com bactérias e microrganismos nocivos, por isso é muito importante lavar bem as mãos com água e sabão neutro antes de manusear o copo menstrual. Esse procedimento reduz o risco de infecções e mantém o coletor e área íntima livres de impurezas danosas para a saúde.

Como higienizar pela primeira vez o coletor menstrual?

Antes do primeiro uso do coletor, verifique se os orifícios de ar na parte superior estão abertos. Lave o copo com água e sabão neutro. Adicione água (cerca de 500 ml) em uma panela grande, mergulhe o coletor e ferva durante 10 a 20 minutos antes do uso. É recomendado não utilizar panelas de alumínio ou teflon para ferver o coletor, pois elas soltam substâncias metálicas que podem danificar o silicone.

Você também pode fazer essa higienização no microondas! Use recipientes resistentes ao calor do eletrodoméstico, adicione água e não feche o pote! Deixe o recipiente no microondas de três a cinco minutos e espere esfriar para tirar.

Remova as manchas

As manchas são um efeito colateral inevitável do uso do coletor menstrual. Um copo manchado não precisa ser substituído, mas retirar as manchas é mais simples do que parece.

Água oxigenada

Essa é uma forma de higienizar o coletor sem ferver! Siga o passo a passo:

Faça uma imersão em água oxigenada volume 10. Dilua um pouco do produto em água e deixe o coletor de molho em um recipiente de vidro por 5 a 7 horas. Depois desse período, retire o coletor da água, lave-o com água e sabão neutro e deixe-o para secar, preferencialmente no sol.

Suco de limão

Dilua o suco de um limão em água e deixe o coletor de molho por algumas horas. Em seguida, lave-o com água e sabão e deixe secar, de preferência no sol. O limão, além de remover as manchas, também ajuda a retirar o mau cheiro após o uso do coletor.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio tem alto poder de limpeza e é uma ótima opção de ingrediente simples para retirar as manchas. Ao ferver seu coletor menstrual, adicione uma colher de sopa de bicarbonato à água e deixe o produto ferver durante 3 minutos. Depois, retire-o da panela e siga o procedimento habitual de lavagem e secagem.

Durante o ciclo menstrual

Como os coletores de silicone são resistentes a bactérias, você não precisa lavar o seu toda vez que precisar esvaziá-lo no vaso sanitário: basta enxaguar em água corrente para limpá-lo antes de inseri-lo novamente. Para evitar manchas, você pode primeiro enxaguar com água fria e, em seguida, enxaguar com água quente para desinfetar.

Se preferir, higienize o copo com água e sabão neutro ao esvaziá-lo. Utilize, se possível, um produto de limpeza suave formulado especificamente para lavar copos de silicone. Você também pode usar sabonetes líquidos sem óleos e sem fragrância. Se estiver usando um banheiro público ou simplesmente não tiver acesso a água corrente, enxágue seu coletor com água mineral e enxugue-o com papel higiênico.

Livre-se de odores

Se seu coletor estiver com cheiro mesmo depois de higienizado, deixe-o em um local com luz solar direta (perto de uma janela, por exemplo) por um dia. Isso deve ajudar a eliminar os maus odores.

Armazene corretamente

Nunca guarde seu coletor menstrual em um saco plástico, recipiente hermético ou locais abafados em geral: prefira um saco de algodão respirável. A maioria dos coletores acompanha uma sacola própria. Você também pode deixá-lo ao ar livre, no banheiro ou em algum lugar com bom fluxo de ar.

Não esqueça de higienizá-lo corretamente antes de guardar!

O que você deve evitar

Imagem de Oana Cristina no Unsplash

Existem soluções de limpeza feitas especialmente para higienizar coletor menstrual, mas elas não são obrigatórias. Você pode lavar o coletor com qualquer sabonete neutro sem óleo e sem perfume. Porém, é necessário e importante evitar os seguintes produtos de limpeza:

  • Sabonete antibacteriano
  • Álcool isopropílico
  • Sabonete à base de óleo
  • Alvejante
  • Sabonete perfumado
  • Detergente
  • Vinagre

A dica mais importante

Lave bem e sempre as mãos, certifique-se de que as unhas estão limpas e ferva o copo por 20 minutos antes e no final do ciclo. Boas práticas de limpeza são suficientes para garantir a saúde vaginal e a conservação do produto. Higienizar o coletor menstrual é simples e garante que você o mantenha limpo e bem-cuidado por muitos e muitos anos.

Isabela

Redatora e revisora de textos, formada em Letras pela Universidade de São Paulo. Vegetariana, ecochata na medida, pisciana e louca dos signos. Apaixonada por literatura russa, filmes de terror dos anos 80, política & sociedade. Psicanalista em formação. Meu melhor amigo é um cachorro chamado Tico.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais