Saber como higienizar frutas e verduras é importante para eliminar fragmentos de terra, animais e micro-organismos. Essa prática também pode ajudar a diminuir a quantidade de agrotóxicos presentes nos alimentos. Mas nem sempre esse processo é feito da forma mais adequada. Entenda:
Antes de aplicar qualquer agente de limpeza no alimento a ser descontaminado, é preciso retirar todos os fragmentos e restos de sujeira em água corrente. Dessa forma, a eficácia dos produtos limpantes será maior.
Após ter retirado todos os fragmentos de terra e sujeira, dissolva uma colher de bicarbonato de sódio em um litro de água e deixe as frutas e verduras nessa solução por cerca de 15 minutos. Em seguida, jogue fora essa solução e lave novamente os alimentos em água corrente.
Faça então uma solução de 1/4 de copo de limão, 1/4 de copo de vinagre branco e 1/4 de copo de água; borrife nos alimentos e deixe por cerca de cinco minutos antes de enxaguar novamente em água corrente.
O bicarbonato de sódio, de acordo com um estudo feito nos Estados Unidos, degrada alguns tipos de agrotóxicos, facilitando a remoção física na lavagem.
Como ressalta o médico e nutricionista Eric Slywitch, apesar de serem muitos os tipos de agrotóxicos existentes e cada um possuir características químicas específicas, no Brasil, como a maioria dos alimentos está contaminada com organofosforados (agrotóxicos ácidos), as soluções alcalinas (como a solução de bicarbonato de sódio) são mais eficientes para a remoção desses contaminantes.
De acordo com o nutrólogo, o uso de ácidos como o vinagre é mais bem sucedido na remoção de outros tipos de agrotóxicos menos utilizados (os agrotóxicos alcalinos) do que quando colocados em solução de bicarbonato de sódio ou com água pura.
Por isso, é melhor fazer a imersão em solução alcalina (a solução de bicarbonato de sódio) e depois em ácida (a solução de vinagre e limão), de maneira que tanto os agrotóxicos que se degradam com soluções alcalinas quanto os que se degradam com soluções ácidas possam ser eliminados da superfície dos alimentos.
A maioria dos consumidores brasileiros não sabe quais tipos de agrotóxicos estão presentes em frutas e vegetais. O problema é que, para reduzir a presença desses agrotóxicos de maneira eficaz, além de saber como higienizar frutas, é preciso saber também se os agrotóxicos são de base ácida ou alcalina. Isso porque, como afirma o toxicologista-chefe do Departamento de Toxicologia do Hospital das Clínicas de São Paulo, se forem utilizadas soluções ácidas (como o vinagre) antes de serem aplicadas soluções básicas (como a solução de bicarbonato de sódio), os agrotóxicos ácidos podem até penetrar mais facilmente nos alimentos.
Dessa forma, partindo do pressuposto de que a maioria dos alimentos está contaminada com agrotóxicos ácidos, o mais seguro é mergulhá-los primeiramente na solução de bicarbonato de sódio (para remover os agrotóxicos ácidos) e depois no vinagre (para remover os micro-organismos e outros agrotóxicos de composição alcalina).
É importante ter em mente que higienizar frutas e verduras não elimina todo o agrotóxico presente nos alimentos. Isso porque existem agrotóxicos sistêmicos, aqueles que estão no interior das frutas. Só é possível remover a parte dos agrotóxicos que ficam na superfície externa dos alimentos.
Saber como higienizar frutas e verduras também é importante para eliminar micro-organismos nocivos que possam estar circulando no meio ambiente. No caso de vegetais que serão consumidos crus, como os utilizados em saladas, o ideal é começar lavando-os em água corrente. Depois disso, deixe as folhas em imersão durante 15 minutos em uma solução com uma colher de sopa de água sanitária para cada um litro de água. Por fim, lave as folhas novamente em água corrente.
Para higienizar frutas e vegetais não folhosos, mesmo as que serão consumidas sem a casca, o procedimento deve ser o mesmo. E atenção: use somente água sanitária que tem apenas hipoclorito de sódio com cerca de 2% de cloro ativo. Outras substâncias em sua composição podem ser tóxicas para o organismo humano.
De acordo o Centro de Pesquisa em Alimentos da Universidade de São Paulo, o vinagre de cozinha não tem efeito sanitizante, portanto, não serve para desinfetar alimentos. Ele limpa, mas não é suficiente para matar vírus e bactérias.
No caso de alimentos que você irá cozinhar, fritar ou assar, quando feitos corretamente, esse processo é o suficiente para eliminar micro-organismos caso o alimento esteja contaminado. Depois que tiver frio, faça o armazenamento correto e aqueça o alimento novamente antes do consumo. É importante também não deixar alimentos crus em contato com alimentos cozidos para evitar a contaminação cruzada.
Tendo em vista que as carnes e seus derivados animais, como o leite, concentram maiores quantidade de agrotóxicos do que os alimentos vegetais e não podem ser lavados, se o seu objetivo é evitar o consumo de agrotóxicos, é mais seguro reduzir esse tipo de alimento do cardápio do que apenas higienizar frutas e verduras.
Junto com essa atitude, também é melhor investir em alimentos orgânicos, aqueles que não possuem agrotóxicos. Para saber mais sobre esse tema, confira a matéria “Mais saudáveis e nutritivos, alimentos orgânicos são uma ótima opção“.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais