Detecção e conserto de vazamentos, instalação de cisternas, de dispositivos reguladores de vazão, e a troca do hidrômetro coletivo para hidrômetros individuais são medidas que podem evitar desperdício de água em condomínios. Entretanto, nenhuma dessas medidas será eficaz se os condôminos não entenderem a importância que isso traz. Assim, uma campanha para reduzir o desperdício de água em condomínios é necessária para a conscientização dos moradores. De nada adianta ter um sistema de captação da água da chuva se o condomínio faz o uso irracional da água ou instalar restritores de vazão se algumas pessoas tomam banhos exageradamente longos.
A conscientização das pessoas é um desafiador obstáculo para condomínios realizarem uma boa gestão hídrica interna. Não estamos acostumados a pensar no caminho da água até nossas casas… Só sabemos que ela está lá quando abrimos a torneira, fácil e abundante. Mas isso, também facilmente, pode mudar com alguma crise hídrica, por exemplo. A falta de água não impacta somente o uso residencial, mas também pode levar à falta de energia, pois a matriz energética do Brasil é majoritariamente hidráulica; a diminuição da oferta de alimento também pode ocorrer devido à falta de água para irrigação, entre outros diversos problemas que podem emergir. Portanto, campanhas de conscientização internas no seu condomínio são essenciais para o sucesso da economia de água.
Tentar mudar os hábitos dos moradores é difícil, mas nos dias de hoje já existe uma predisposição em colaborar para atitudes sustentáveis conforme pressão da sociedade. As campanhas educativas no seu condomínios podem ser criadas por meio de palestras, pela internet (com mídia digital e redes sociais) ou de forma impressa, como nos informativos Guardião das águas ou Aprenda a economizar água. É importante ressaltar também os ganhos econômicos – a redução na conta de todo o mês é um atrativo e incentivo para economizar água.
Caso não haja a oportunidade de modificar os chuveiros e torneiras para fechamento automático nas áreas comuns do condomínio, pode-se aplicar adesivos ou plaquinhas espalhadas pelo condomínio com mensagens educativas. Elas ajudam o morador a lembrar do uso racional da água, como no banheiro quando há um aviso lembrando de fechar a torneira para ensaboar as mãos.
Cerca de 75% da água consumida em casa vem do banheiro – isso porque o comportamento dos moradores muda quando ninguém “está de olho”. Cantar no chuveiro, escovar os dentes de torneira aberta… Essas atitudes simples desperdiçam enormes quantidades de água.
Outra dica é a utilização dos meios de comunicação visual do condomínio… Distribua cartazes pelos murais, elevadores e envie cartas aos apartamentos com as informações sobre o uso de água e propostas de melhorias, mostrando os benefícios de economizar água. A conscientização não deve ser voltada apenas para os moradores, os funcionários têm uma participação importante no consumo da água do condomínio. Eles também devem participar das ações de conscientização e abolir atitudes como lavar a calçada e carros com água corrente. Portanto, converse com o síndico ou responsáveis para implantar uma campanha de educação ambiental e incentivar seu condomínio a ser mais sustentável.
Veja o vídeo da Agência Nacional de Águas (ANA) sobre o uso racional da água.
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