Lavar a roupa pode ser um processo agressivo com o meio ambiente. Além do uso de água e de detergentes que podem ser nocivos à natureza, o uso de máquinas de lavar também já foi apontado como um dos maiores problemas de liberação de microplásticos. Portanto, nos resta a pergunta, como lavar roupa sem agredir o meio ambiente?
Embora existam alguns métodos que diminuam o impacto negativo da lavagem de roupas, grande parte do problema vai além do uso da máquina de lavar. A indústria da moda, por exemplo, continua usando fibras de plástico na confecção de roupas, o que facilita a poluição por microplásticos.
Estima-se que 60% de todas as roupas fabricadas no mundo usem o petróleo como matéria-prima. O material dá origem a tecidos como o poliéster e o nylon, que liberam microplásticos quando lavados. Essas partículas são muito pequenas para serem retidas na filtragem do esgoto e acabam atingindo os oceanos, contaminando peixes e outros animais.
Alguns métodos alternativos para a retenção dessas micropartículas de plástico já são desenvolvidas. Porém, enquanto a tecnologia não chega no Brasil, precisamos pensar em outras técnicas para reduzir o impacto negativo da lavagem de roupas. Então, como lavar roupa sem agredir o meio ambiente?
Como já mencionado, o poliéster e o nylon são fibras que se desgastam com facilidade e contribuem para a poluição química do meio ambiente, capazes de liberar uma grande quantidade de microplásticos. Portanto, o uso de tecidos biodegradáveis, como o algodão e o linho podem ser alternativas eco-friendly no uso de roupas.
Lavar a roupa é um processo comum, portanto, pode ser visto como algo rotineiro. Porém, é possível avaliar se é realmente necessário lavar nossas roupas imediatamente após o uso. Peças mais resistentes como jeans, outras calças e casacos não necessitam ser lavadas após um único uso, o que pode ajudar a reduzir o consumo de água.
Ao invés de dividir a lavagem várias vezes por semana, prefira encher a máquina uma vez por semana. As máquinas de lavar são capazes de suportar cargas pesadas de roupas. O tempo reduzido ajuda a economizar eletricidade.
Os sabões industriais usados na lavagem de roupas podem impulsionar a poluição química, contribuindo para a liberação de substâncias tóxicas no meio ambiente. Aprender a fazer seu próprio produto de limpeza, além de evitar a poluição química pode evitar o consumo excessivo de plástico e outros resíduos sólidos vindos das embalagens.
Para aprender a fazer seu próprio sabão líquido, confira nossa matéria aqui: “Aprenda como fazer sabão líquido para lavar roupa”
Cerca de 90% da energia gasta durante a lavagem de roupas é derivada do aquecimento da água. Nem todas as roupas precisam ser lavadas em água morna ou quente, portanto, prefira manter a temperatura ambiente.
Cientistas de Hong Kong indicam que as secadoras de roupas são as maiores fontes de poluição de microfibras de plástico na atmosfera. Foi relatado que apenas uma secadora é responsável pela liberação de 120 metros de microfibras no ar a cada ano. Na maioria das casas, a secadora de roupas é um dos aparelhos que mais consome energia, ao lado de geladeiras e máquinas de lavar. Uma máquina média consome 4 kWh de energia e produz cerca de 1,8 kg de CO2.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais