Como limpar o micro-ondas, ou, na grafia informal, “microondas“? Esse aparelho é “milagroso”, pois poupa muito tempo na hora de preparar alimentos. O descarte do micro-ondas, quando sua vida útil está no fim, é complicado. Mesmo assim, não se pode negar a praticidade que ele oferece no dia a dia. Mas e quando o alimento se esquenta muito e o conteúdo acaba transbordando e sujando todo o interior do micro-ondas? O jeito é raspar esses restos de comida que sobram e depois limpar tudo com papel toalha, certo? Pode até ser, mas esse método, além de cansativo, faz com que você desperdice papel e é pouco efetivo. Existe um modo mais simples, eficiente e sustentável para limpar o micro-ondas e tirar seu mau cheiro.
Esse truque leva apenas cinco minutinhos e pode ser feito com ingredientes acessíveis. Acompanhe abaixo o passo a passo de como limpar o micro-ondas e confira o vídeo acima (produzido pela equipe do Portal eCycle e disponível em nosso canal no YouTube); depois comprove o experimento quando o frequente “acidente que mancha o micro-ondas” acontecer:
O limão funciona para limpar o micro-ondas porque seu sumo, sua casca e outras partes contêm uma substância chamada limoneno. O limoneno é um terpeno encontrado nos vegetais cítricos e, além de ser desengordurante, apresenta propriedades bactericidas contra a Escherichia coli, a sakazakii Cronobacter e a Listeria monocytogenes, efeitos preventivos ao câncer mamário, propriedades antifúngicas contra espécies de Candida e propriedades naturalmente inseticidas!
É por isso que, além de ser um ótimo amigo na limpeza, o limoneno presente no limão ainda pode ser utilizado nos cuidados da beleza, da saúde e até mesmo da horta orgânica de casa. Para entender mais sobre os terpenos como o limoneno confira a matéria: “O que são terpenos?“.
A vantagem de utilizar o limão para limpar o micro-ondas é a saúde poupada. Produtos de limpeza possuem centenas de substâncias químicas com efeitos tóxicos conhecidos e outros problemas em potencial. Para saber mais sobre esse tema confira a matéria: ” Pesquisador lista risco de possíveis danos causados por produtos de limpeza“. Existem outras vantagens de limpar o micro-ondas com limão, que são a economia, a praticidade e a sustentabilidade.
Utilizar limão para limpar o micro-ondas, afinal de contas, não gera resíduos tóxicos e nem embalagem de plástico depois do uso – que os produtos de limpeza convencionais costumam gerar. Mas isso se não levarmos em conta a esponja utilizada para a limpeza. Você sabia que a esponja mais utilizada (a de polipropileno) não é reciclável? Mas existe uma alternativa natural a ela, que além de ser mais higiênica e sustentável, é menos abrasiva para os utensílios domésticos: a bucha vegetal. Entenda mais sobre esse tema lendo a matéria: “Bucha vegetal: opção sustentável para substituir a esponja sintética“.
Agora que você já sabe como limpar micro-ondas de maneira sustentável, mãos à obra!
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais