Limpar o celular é fundamental para evitar a propagação de doenças, mas higienização exige alguns cuidados
Celulares e outros aparelhos eletrônicos de uso frequente acumulam uma grande quantidade de sujeira invisível, como vírus, bactérias e até fungos. Por isso, é fundamental limpar o celular de tempos em tempos, impedindo a proliferação de doenças. Mas a higienização de eletrônicos exige alguns cuidados específicos. Fique atento!
O celular pode funcionar como um meio de transmissão de doenças, já que usamos o aparelho muitas vezes por dia e nos mais variados lugares, inclusive no banheiro. Em casa ou no transporte público, poucas vezes tomamos o cuidado de lavar bem as mãos antes ou depois de usar o celular, o que pode levar ao descuido de colocar as mãos no rosto depois de mexer no aparelho sujo.
Além disso, quando usamos o aparelho para ligações ou ao gravar mensagens de áudio, gotículas de saliva ou suor podem espirrar no celular. É importante limpar tudo isso para evitar a propagação de germes.
Como limpar o celular
Ao contrário das nossas mãos, não é recomendável usar água e sabão ou álcool gel para limpar o celular, já que se trata de um equipamento eletrônico sensível e que pode ser danificado pela umidade.
Além disso, o uso desses produtos ou de outros químicos, como cloro, água sanitária ou álcool líquido com alta concentração, pode danificar o touchscreen das telas do seu smartphone ou tablet.
Para evitar danos, o ideal é usar álcool isopropílico com concentração 70% para limpar o celular. Também existem lenços específicos para essa função, mas eles são mais difíceis de se encontrar aqui no Brasil e nem sempre possuem características capazes de destruir vírus e outros microorganismos. Outra opção, mais eficiente, porém de difícil acesso, é usar um equipamento específico para limpar o celular com luz UV.
O vídeo abaixo compara diferentes métodos de limpeza e mostra a quantidade de sujeira antes e depois de cada limpeza:
Antes de limpar o celular, tome alguns cuidados:
- Use somente panos macios, que não soltem fiapos. Evite usar toalhas, lenços abrasivos, toalhas de papel e itens similares.
- Evite limpar em excesso, pois podem ocorrer danos.
- Desconecte todas as fontes de alimentação externas, dispositivos e cabos.
- Mantenha líquidos longe do produto, exceto se houver orientações para produtos específicos.
- Não deixe entrar umidade nas aberturas.
- Não use sprays aerossol, água sanitária ou abrasivos.
- Não borrife produtos de limpeza diretamente no item.
Essas medidas devem garantir que seu celular esteja limpo, desinfectado e continue funcionando sem problemas. O vídeo abaixo explica em detalhes como limpar o celular: