Aprender como limpar prata é uma mão na roda às vezes, principalmente quando você não tem tempo – nem dinheiro – para contratar um serviço profissional.
O escurecimento de objetos feitos de prata é normal, já que o metal sofre um processo natural de oxidação quando entra em contato com a umidade do ar, com agentes como cloro e enxofre e até com a luz. As peças de prata, então, exigem uma manutenção regular para manter seu brilho e beleza que vão além de limpar as peças.
Mas não pense que é necessário comprar algum produto químico específico para isso. Existe um componente natural que você provavelmente tem em casa e que dá conta de limpar a prata: o bicarbonato de sódio.
O bicarbonato de sódio é classificado como um sal, pois é altamente solúvel em água, mas, quando aquecido a mais de 50°C, começa a se decompor, liberando gás carbônico (CO2).
Sim, dentre os diversos usos do bicarbonato está também a limpeza da prata. Mesmo sendo natural, esse sal é bem forte e abrasivo. Por isso, tome cuidado com peças de prata mais delicadas e use as técnicas apenas com peças que sejam de prata pura (outros metais podem não reagir bem ao bicarbonato). Em vez do bicarbonato puro, você também pode optar por pasta de dente branca, que contém o componente em sua fórmula.
Confira mais utilidades do bicarbonato de sódio no canal do Portal eCycle.
Você vai precisar fazer uma pasta com três partes de bicarbonato (ou creme dental) e uma de água. Use a mistura para lustrar os talheres ou outros objetos de prata com um pano ou esponja bem macia.
Depois, lave os objetos com água– no caso de talheres, use também um pouco de sabão de coco. Tome cuidado para não esfregar muito forte, pois isso pode riscar ou danificar a peça.
Essa técnica pode funcionar melhor para objetos pequenos, como brincos, cordões e presilhas. Misture uma colher de café de bicarbonato de sódio em uma panela com meio litro de água, mergulhe as peças e leve ao fogo. Deixe agir por alguns minutos, desligue o fogo e mantenha a prataria de molho por alguns minutos. As peças devem sair claras sem esforço.
Para aumentar ainda mais o brilho, dê uma polida nas peças com uma flanela ou pano macio, tomando cuidado com a temperatura dos objetos. Evite deixar os itens na solução por tempo demais, pois isso pode corroer a prata. Seque-os com um pano logo em seguida do banho de bicarbonato.
Em um recipiente largo (se for de alumínio melhor), coloque as peças de prata escurecidas, salpique duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio e cubra com alguns pedaços de papel alumínio.
Coloque água no forno e assim que começar a ferver, desligue. Cubra tudo com a água fervente. Após deixar agir por 15 minutos, enxágue e seque bem. Em geral, a reação do bicarbonato com o alumínio é bem eficiente na retirada da oxidação da prata.
Use a mistura somente em talheres e peças de prata esterlina! Não use em objetos sensíveis ou velhos demais. Coloque a prata em uma bacia e cubra-a com o vinagre e adicione o bicarbonato.
As proporções ideais são quatro colheres de sopa de bicarbonato para cada xícara de vinagre. Deixe de molho por uma hora, enxágue as peças com água e seque-as usando um pano de algodão.
Para objetos maiores e mais resistentes, se você tentou alguma das sugestões acima e não obteve o resultado esperado, uma dica é recorrer a esse método radical. Só tome cuidado para não danificar o seu objeto (as técnicas acima são mais apropriadas para objetos sensíveis).
Forre o recipiente com o papel alumínio, acrescente a água, o bicarbonato e o sal. Mexa bem e depois mergulhe seus objetos de prata no bicarbonato por alguns segundos. A oxidação deve ir desaparecendo aos poucos, mas não deixe os objetos na água quente por muito tempo.
O ideal é contar 30 segundos no cronômetro e usar uma pinça de cozinha (daquelas grandes) para retirar a prata da solução. Por último, enxágue os objetos em água corrente, seque bem e procure guardar em um local apropriado, longe da umidade.
Uma dica para conservar por mais tempo o brilho dos seus objetos de prata é colocar um saquinho com giz ou alguns saquinhos de sílica gel junto com a prataria, pois isso ajuda a diminuir a umidade e a consequente oxidação.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais