Como plantar alho? O alho é uma planta de fácil manutenção que pode ser criada em hortas residenciais. Por isso, se você estiver buscando novas espécies para compor o jardim de casa, a especiaria pode ser uma ótima alternativa. Além de ter baixa manutenção, o cultivo de alho permite que a pessoa tenha temperos caseiros, sem a necessidade de ir ao mercado comprar.
Antes de sair plantando uma cabeça de alho completa no seu jardim, leia algumas das dicas que separamos:
Se você quiser plantar alho, evite fazer o uso daquelas cabeças que são vendidas no mercado, principalmente as que são pré-embaladas. Isso porque essas variedades são comumente filtradas e alteradas geneticamente, para durarem mais tempo e terem uma aparência mais agradável.
Em vez disso, compre dentes de alho na feira, em lojas de alimentos orgânicos ou em lojas especializadas em horticultura. Esses podem ser plantados sem o risco de não germinarem, ou espalharem doenças pela horta.
Outro ponto importante na hora de escolher é que você deve optar por plantar apenas um dente de alho por vez. Quando a cabeça é plantada inteira, ela não brota de maneira saudável, por isso deve ser dividida em vários pedaços e colocada no solo ou no vaso.
O melhor solo para plantar alho é o bem drenado, afinal, a planta pode desenvolver doenças ou fungos em solos úmidos, principalmente em certas estações do ano — como o outono. Se sua horta fica muito molhada em períodos de chuva, plante a espécie em pequenos vasos e deixe-os dentro de casa nos dias mais chuvosos.
Antes de colocar os dentes de alho no solo certifique-se de retirar todas as plantas infestantes, pois elas não permitem que ele cresça de forma correta. Adicione adubo orgânico para deixar a terra com mais nutrientes, se achar necessário, pode colocar um pouco de fertilizante na mistura.
Agora que o solo está pronto, você pode plantar a especiaria. Separe a cabeça de alho em diversos dentes diferentes e insira cada um cuidadosamente dentro da terra. Se assegure de colocá-los com a parte pontuda para cima, com uma distância de pelos menos 15 centímetros de um dente de alho para o outro. Quanto mais profundo o plantio, maior o bulbo que vai brotar.
Em hortas abertas, pássaros costumam cavar a terra em busca dos dentes de alho plantados. Por isso é recomendado que nos primeiros dias seja colocado um tecido ou uma lona por cima da plantação.
Manter o alho em um vaso, ou uma estufa, durante períodos chuvosos pode evitar o surgimento de problemas no solo. Para plantar alho no vaso você vai precisar:
O alho está plantado, o próximo passo é cuidar dele até que germine e cresça. Para isso você deve:
Os alhos estão prontos para serem colhidos quando suas folhas tiverem assumido um tom amarelado e começarem a cair. Como algumas variedades da planta ficam “boas” antes da hora, você também pode testar, basta retirar uma cabeça de alho da terra para verificar se ela está madura: se não estiver, a casca do bulbo irá se desfazer rapidamente.
Caso deixada por muito tempo na terra, a casca do alho pode se despedaçar, criando o cenário perfeito para a proliferação de fungos e bactérias que estragam a planta. Na hora de retirar o bulbo do solo, use um garfo de jardinagem para alavancá-lo e garantir que não seja danificado. Não tire a casca ou a folhagem até que a cabeça de alho esteja completamente seca.
Lave os alhos para retirar o excesso de terra e deixe secar por duas semanas. Armazene em um pote, de preferência de vidro, em um local seco e em temperatura ambiente, até o momento que for ser usado. Se quiser saber mais sobre a especiaria, confira: “12 benefícios do alho para a saúde”.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais