Saber como plantar broto de alfafa é uma forma de aumentar a quantidade de proteínas, vitaminas e minerais das sementes. Além disso, o processo caseiro de plantar o broto pode ajudar a diminuir a concentração de antinutrientes da planta, melhorando a sua digestibilidade quando consumida.
A alfafa, também conhecida como Medicago sativa, é uma planta muito apreciada pelo seu conteúdo superior de vitaminas, minerais e proteínas, em comparação com outros alimentos. Ela pertence à família das leguminosas, assim como o feijão, a lentilha e o grão-de-bico. Acredita-se que a alfafa seja originária da Ásia do Sul e Central, mas seu cultivo ocorre em várias regiões do mundo há séculos
Uma xícara (33 gramas) de brotos de alfafa, com apenas oito calorias, contém:
Essa mesma quantidade de broto de alfafa ainda contém um grama de proteína e um grama de carboidratos. Além de serem ricas em vitaminas, essas plantas também possuem um alto teor de compostos vegetais bioativos, que incluem saponinas, cumarinas, flavonoides, fitoesterois, fitoestrógenos e alcaloides.
Suplementos podem ser usados em forma de pó, tomados como um comprimido ou podem ser utilizados para fazer chá de alfafa. Mas é difícil recomendar uma dose segura ou eficaz.
Outra maneira de adicionar a planta à sua dieta é comendo-a como brotos. Eles podem ser incluídos em sua dieta de muitas maneiras, adicionando sanduíches, saladas, sopas e outros pratos.
Você também pode comprar alfafa seca, que pode ser fervida em água com outras ervas para fazer um chá ou moída e adicionada a smoothies e outros sucos de frutas.
Você pode comprá-los em lojas de produtos naturais ou produzi-los em casa.
Outra forma de cultivar brotos comestíveis de alfafa é adquirindo um kit Broto Fácil. Confira no vídeo abaixo como ele funciona:
Os brotos de alfafa podem ser consumidos de diversas maneiras. Seja em saladas, sanduíches ou refogados. Contudo, é importante lavar bem os brotos antes de usá-los.
A alfafa é uma fonte de doenças transmitidas por alimentos e, portanto, cozinhá-la antes do consumo é importante para evitar possíveis contaminações. Além disso, devido a essa característica da planta, pessoas com o sistema imunológico baixo, gestantes, crianças e idosos devem evitar o seu consumo cru.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais