Como plantar gengibre no melhor estilo

Compartilhar

Saber como plantar gengibre em casa é uma forma de ter sempre à mão um ingrediente que pode servir para fazer chá, conserva e tempero para pratos orientais.

Além disso, o gengibre é uma planta com enormes benefícios, incluindo um potente anti-inflamatório e analgésico, sendo comumente usado para tratar enjoo, diarreia e alguns tipos de dor.

Remédio para diarreia: 6 dicas no estilo caseiro

Plantar gengibre exige poucos cuidados, pois ele é um vegetal que gosta de luz parcial e pouca rega. Por isso, é fácil cultivá-lo em casa no estilo orgânico, aumentando seus benefícios potenciais para a saúde. Porém, ele pode ser plantado em qualquer época do ano em climas mais quentes.

Por que plantar gengibre?

Entre os inúmeros benefícios do gengibre estão: 

  • Previne enxaqueca: o gengibre facilita o bombeamento do sangue para o cérebro. Isso porque ele é rico em potássio (415 mg) e magnésio (43 mg), nutrientes que estimulam a melhor circulação sanguínea.
  • Reduz complicações decorrentes do diabetes: a raiz pode reduzir os níveis de proteína na urina e reverter a proteinúria. Essa é a perda excessiva de proteína por meio da urina, cuja causa mais comum é a diabetes.
  • Reduz as dores resultantes da artrite: um estudo controlado por placebo concluiu que pacientes com artrite dolorosa no joelho que receberam gengibre apresentaram menos dor e perda de movimento do que aqueles que receberam o placebo.
  • Age contra gripes e resfriados: médicos chineses normalmente prescrevem gengibre para tratar os sintomas de gripes e resfriados. A raiz age como um anti-histamínico e descongestionante, combatendo os sintomas.
  • Diminui o enjoo: um estudo mostrou que ele pode ser efetivo para tratar enjoo na gravidez. Outro estudo mostrou que a raiz pode ser um remédio caseiro para enjoo em pessoas que passam por processo de quimioterapia.

Como se planta gengibre

Você pode plantar gengibre utilizando sementes ou o próprio tubérculo. Para este último caso, o ideal é adquirir um gengibre roliço, com pele firme, sem estar enrugada e, de preferência, com vários botões verdes.

Se sua raiz tiver vários botões oculares, ela pode ser cortada e cada botão pode ser colocado em um vaso separado para produzir várias mudas.

O gengibre prefere um vaso grande, raso, largo e de boa drenagem. As raízes crescem horizontalmente, portanto, certifique-se de que o vaso escolhido acomodará seu crescimento. O pé de gengibre alcança cerca de 60 centímetros ou mais. É estimado que o gengibre leve de 8 a 10 meses para crescer e atingir maturidade, porém as raízes podem ser colhidas a qualquer hora.

Como plantar gengibre em vaso dentro de casa, passo a passo:

Imagem de sentot setyasiswanto no Unsplash
  1. Para começar, deixe o gengibre de molho na água morna durante a noite.
  2. Encha o seu vaso com solo rico em matéria orgânica.
  3. Coloque o gengibre no vaso com o botão apontando para cima e regue bem.
  4. Coloque o gengibre em um local que permaneça razoavelmente quente e não receba muita luz solar direta.
  5. Mantenha o solo úmido, mas bem drenado.
  6. O gengibre cresce lentamente; depois de algumas semanas, você deverá ver alguns brotos surgindo do solo.
  7. Continue a regar a planta regularmente depois que os brotos começarem a aparecer e mantenha a planta longe do frio.

Colhendo gengibre:

Você pode colher pequenos pedaços de gengibre após três ou quatro meses do plantio. No entanto, a planta em geral estará pronta para o cultivo entre sete e 12 meses. Puxe um pouco da terra nas bordas do vaso para encontrar alguns rizomas abaixo da superfície. Corte a quantidade necessária de um dedo na borda do vaso e, em seguida, devolva a terra.

O gengibre pode ser colhido dessa maneira indefinidamente e, desde que seja bem cuidado, continuará a produzir raízes. Se precisar de uma colheita maior, você pode arrancar a planta inteira e replantar alguns rizomas para iniciar o processo novamente.

Stella Legnaioli

Jornalista, gestora ambiental, ecofeminista, vegana e livre de glúten. Aceito convites para morar em uma ecovila :)

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais