Como saber se tenho mau hálito? Confira dicas para identificar o problema e tratá-lo em casa
Como saber se tenho mau hálito? Alimentos com fortes odores e algumas doenças geralmente causam halitose. O desenvolvimento dessa condição faz com que as pessoas se perguntem se tem ou não um odor ruim na boca, já que percebê-lo não é uma tarefa fácil.
Por que quem tem mau hálito não sabe?
A pergunta pode parecer boba, afinal, se a boca está bem embaixo do nariz, sentir o mau odor não é difícil né? Mas a verdade é outra. Devido a um processo chamado adaptação sensorial, o ser humano encontra dificuldade em identificar o próprio mau hálito. Isso porque a boca e nariz estão conectados por uma abertura no fundo da garganta, o que faz com que as vias nasais filtrem o odor da região, já que está acostumada a senti-lo a todo momento.
Por esse motivo, algumas pessoas não conseguem identificar os odores ruins em sua boca. Antes de responder “Como saber se tenho mau hálito?”, o indivíduo precisa entender quais são as causas da halitose, e como tratá-las.
O que pode causar mau cheiro na boca?
A causa do mau hálito não é só uma, existem diversos fatores que podem levar ao mau odor da região bucal. Alguns deles são:
Hábito de fumar: os produtos usados para fumar, como o tabaco, podem causar mau hálito. Além disso, o ato de fumar constantemente pode contribuir para o surgimento de doenças gengivais, que podem aumentar as chances de mau hálito devido às inflamações e o excesso de placa.
Boca seca: o mau hálito pode ser causado pela falta de saliva na boca. Condições que causam a redução da saliva na região podem contribuir para o odor ruim. Além disso, quando um indivíduo respira pela boca dormindo, ficando de boca aberta a noite toda, ele tem maiores chances de ter mau cheiro.
Alimentos: certas comidas tem um cheiro mais forte do que outras, como o alho, a cebola e alguns temperos. Caso a higiene bucal não seja feita logo depois da ingestão, o odor pode permanecer por um tempo. O acúmulo de alimentos entre os dentes também faz com que a pessoa sofra com mau hálito. Afinal, gera um cenário adequado para a proliferação de bactérias.
Medicamentos: o mau hálito é um problema que pode ser causado pelo uso diário de certos medicamentos, principalmente aqueles que fazem a boca ficar seca. Quando os remédios são digeridos pelo organismo, eles também podem liberar substâncias que geram halitose.
Infecções na boca: a halitose é uma condição que pode derivar de infecções na região bucal. Os pontos infeccionados podem ser causados por pontos de cicatrizes mal cuidados, perda de um dente ou doenças gengivais.
Falta de higiene bucal: escovar os dentes, passar fio dental e esfregar a língua são técnicas essenciais para evitar o mau hálito. Deixar esses hábitos de lado pode gerar acúmulo de placas bacterianas e saburra lingual (placa branca com restos de alimentos e microorganismos que se acumula na língua não higienizada).
Como saber se tenho mau hálito?
Nesse caso, o problema é como o indivíduo vai saber identificar o próprio mau hálito? Como explicado anteriormente, a adaptação sensorial da boca e do nariz não facilita que as pessoas com mau hálito consigam sentir seu odor. Por isso, é preciso ter conhecimento sobre algumas práticas simples, para perceber se seu hálito está ruim ou não.
Peça ajuda de alguém que você confia
Pode parecer estranho, mas talvez a melhor alternativa seja perguntar para alguém de confiança se seu hálito fede. Como algumas pessoas se sentem constrangidas com essa técnica, o conselho é pedir ajuda de alguém que seja próximo, um familiar, amigo ou parceiro.
Basta sobrar um pouco de ar próximo a pessoa que você pediu ajuda e perguntar se ela sente um odor ruim vindo da região da boca. Se a resposta for sim, está na hora de buscar o tratamento da halitose.
Faça o teste do cheiro
Existe mais de um teste de cheiro que pode ajudar a saber se a pessoa tem mau hálito. Eles são:
- De uma lambida na parte de trás da sua mão e deixe secar por uns dez segundos, depois disso cheire. Se sentir um odor estranho, então você está com halitose;
- Escove os dentes que ficam no fundo da arcada dentária, retire a escova da boca e cheire-a. Se ela estiver com um cheiro ruim, você provavelmente tem mau hálito;
- Esfregue a língua levemente, com uma escova de dente, e depois cheire. Se identificar um odor estranho, você pode estar com cheiro ruim na boca;
- Assopre um pouco de ar em sua mão, fechada como uma concha por cima da região bucal, depois cheire para identificar o mau hálito;
Teste do gosto
O teste do gosto está mais para uma regra do gosto. Isso porque, para essa técnica, se você sentir o gosto remanescente de qualquer alimento na boca, depois de já ter se alimentado, então o odor deve estar por ali. Não existe nenhum segredo, se você consegue sentir o alimento ali, outra pessoa também consegue.
Para evitar esse problema basta beber água depois de comer, a boca seca pode aumentar o odor. Não se esqueça de praticar a higiene bucal, para eliminar os resquícios da refeição dos dentes e evitar cáries e halitose.
Testes profissionais
Você também pode tentar identificar se tem mau hálito indo fazer uma visita ao dentista. A consulta de saúde é recomendada quando a pessoa já fez de tudo para eliminar o odor, e mesmo assim ele permanece. Os testes que identificam a halitose são:
Exame de Halimetria: tem como objetivo localizar o mau hálito e sua origem. Nesse teste é avaliado os níveis de compostos voláteis de enxofre (VSC) na boca. Caso seja identificado crescimento excessivo de bactérias na região bucal ou no trato digestivo, a pessoa é diagnosticada com halitose.
Método organoléptico: esse método faz análise dos sentidos humanos, olfato, paladar, tato, audição e visão. Para definir se o indivíduo tem halitose, o dentista fará com que ele sobre ar em um canudo, no qual ele irá cheirar e analisar o hálito.
Como tratar a halitose?
Agora que você sabe responder a pergunta “Como saber se tenho mau hálito?”, você precisa aprender a tratá-lo. Na maioria dos casos, a halitose pode ser tratada em casa, com a aplicação correta da higiene bucal. Em quadros mais graves, que o odor está relacionado a uma condição pré-existente, o ideal é procurar ajuda profissional. Se mesmo depois de adotar a limpeza bucal o mau hálito permanecer, marque uma consulta no dentista.
Para saber mais sobre como eliminar a halitose, confira a matéria: