Como ser vegetariano: 12 dicas imperdíveis

Compartilhar

Algumas campanhas, como o movimento Segunda Sem Carne, mostram os benefícios de ser vegetariano ou então de ter esse estilo de alimentação em pelo menos alguns dias da semana. Exemplos individuais também podem ter influência positiva nesse tipo de comportamento, como o testemunho do fundador do site TreeHugger, Graham Hill, que explica os motivos que o levaram a ser vegetariano em todos os dias úteis (confira o vídeo no fim da página). A redução da sua pegada hídrica, a vida mais saudável que leva, a economia de dinheiro, a diminuição de emissão de gases poluentes e a perda de um pouco de peso estão entre os benefícios de ser vegetariano.

Esse tipo de divulgação está fazendo com que surjam dois tipos de vegetarianos ocasionais. O primeiro é aquele que se considera vegetariano, mas que, às vezes, come carne – porém quer persistir no vegetarianismo. E o outro tipo é o que come carne, mas busca uma alimentação mais balanceada e saudável. Se você se encaixa em um desses tipos, acompanhe abaixo 12 dicas de como ser vegetariano pelo menos nos cinco dias úteis da semana:

1. Mude a despensa

Para isso, chame seus amigos para agilizar o serviço ou espere acabarem seus estoques para iniciar a renovação. Depois de esvaziada a despensa, prepare-se para as compras. A lentilha e o grão de bico são ótimas opções saudáveis, mas existem outros tipos de feijões e ervilhas que você pode acrescentar à lista de compras, como os tipos cannellini, manteiga e preto, ótimos para o fornecimento de proteínas. Para não deixar carboidratos de fora, opções são o trigo bulgur, a quinoa, a cevada de pérola e vários tipos de arroz, como o arbóreo, o integral e o selvagem.

2. Vá a um restaurante vegetariano

Com isso, além de criar o hábito de comer comida vegetariana fora de casa, é possível se inspirar em vários pratos e ideias para fazer você mesmo. Para ser vegetariano nos cinco dias da semana, você vai precisar de muita criatividade e imaginação, que podem ser aguçadas nesses locais.

3. Dê prioridade a certos utensílios de cozinha

Principalmente às boas e confiáveis facas, ao processador de alimentos e à temível e eficiente panela de pressão.

4. Transforme-se em um especialista em alimentos

Escreva nas suas redes sociais os conselhos alimentares que tiver e acumule receitas que você encontrar em livros ou na própria internet. Invista em bons livros de culinária e acompanhe programas televisivos de culinária que te interessem.

5. Menos frango e mais leguminosas

As leguminosas como feijão, lentilha, grão-de-bico e ervilha são ótimas opções de alimentos saudáveis e ricos em proteínas. Aprenda a fazer diversas receitas que utilizem as leguminosas como ingrediente base.

6. Aprenda sobre nutrição

Aproveitar o estilo de vida vegetariano para aprender a se educar sobre os nutrientes que os alimentos contêm é uma ótima pedida. Você pode reutilizar aqueles papéis em que a lista de compras foi anotada para escrever sobre os valores nutritivos dos legumes, carboidratos, frutas, proteínas, nozes, sementes e outras especiarias, na hora em que estiver fazendo compras. Outra possibilidade excelente é consultar um/a nutricionista. Ele/a pode fazer recomendações interessantes para balancear sua dieta vegetariana

7. Substitua as comidas prontas e não saudáveis pela vegetariana

Faça comidas veganas e deixe-as prontas para quando chegar em casa com fome e preguiça de cozinhar. Em vez de ceder à velha pizza vegetariana, esquente esses alimentos saudáveis e tenha uma boa refeição.

8. Experimente ousar nas receitas

Quando você estiver com o conhecimento sobre culinária vegetariana ampliado, seja criativo e inove nos ingredientes. Mais experiência, confiança, eficiência e criatividade na cozinha.

9. Dois é melhor que um

Cozinhe duas refeições de uma só vez. Depois, basta congelar a comida. A vantagem de se cozinhar com antecedência é que os molhos de tomate e os ensopados ficam com um gosto melhor no dia seguinte.

10. Escolha certa

Se estiver sentindo falta de comer carne, procure por opções ricas em proteína, como o tofu.

11. Se escorregar na carne, prefira peixe

Não tem jeito, você está desesperado para comer algum tipo de animal? Prefira peixe; assim, você evita o consumo de carne bovina, que gasta muito mais água e energia em seu processo de produção.

12. Se tiver um deslize, não se martirize

A dedicação é sempre importante, no entanto, não deve vir com muita rigidez. De vez em quando, em uma ocasião especial, o feijão pode ser trocado pela carne. Lembre-se: o vegetarianismo é um processo, e leva algum tempo, às vezes até anos, para a adaptação completa.

Em todos os casos acima, procure sempre alternativas de verduras e frutas orgânicas, que não são tratadas com fertilizantes químicos e pesticidas.

Confira o vídeo (em inglês) do fundador do TreeHugger contando porque resolveu ser vegetariano durante a semana:

eCycle

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais