Saber como tirar cheiro de suor da roupa é uma habilidade das mais importantes, ainda mais em um país quente como o Brasil. O mau cheiro causado pela bromidrose axilar, conhecida como “cecê”, é resultado da ação de bactérias. Elas se proliferam nas regiões mais quentes do corpo, como axila e virilha.
Na maior parte dos casos, ele pode ser combatido com medidas de higiene e remédios naturais. Além de incômodo, o cheiro de suor também se impregna na roupa, às vezes comprometendo seriamente o seu uso.
Mesmo tomando cuidado com a higiene, parte do suor expelido pelo corpo pode se acumular nas roupas ao longo do dia. Com o passar do tempo, pode acontecer o acúmulo de resíduos nas partes internas da manga. Afinal, elas ficam em contato direto com as axilas.
É como se o cecê se juntasse em manchas amarelas e continuasse cheirando mal mesmo depois de muitos ciclos de lavagem. E é realmente isso que acontece.
Ou quase! Na verdade, quando o cheiro de suor fica impregnado na roupa devido às bactérias que se proliferaram no corpo passaram para os tecidos. Assim, estabelecendo suas colônias ali. Por isso, para remover o cheiro ruim, é importante usar produtos que eliminem as bactérias por completo e ajudam a eliminar odores.
As manchas amareladas são muito comuns em roupas de ginástica e nas peças de adolescentes, que estão em fase de transição hormonal.
Mas fique tranquilo, não é tão difícil acabar com elas! Existem algumas técnicas para tirar manchas e cecê sem precisar usar produtos químicos agressivos. Além de evitar o descarte precoce das suas peças com cheiro ruim. Confira as melhores dicas a seguir:
Se o cheiro de cecê não estiver tão forte, aplicar um pouco de vinagre branco ou vinagre de álcool diretamente sobre a região infectada antes da lavagem deve dar conta das bactérias. Por ser um produto ácido, composto principalmente por ácido acético, o vinagre é um poderoso agente bactericida. Molhe bem a área mal cheirosa da roupa com o vinagre branco, espere entre 3 e 5 minutos e depois lave normalmente.
Essa é uma opção semelhante à primeira, porém mais forte. Deixar suas peças suadas ou com mau odor de molho no vinagre antes da lavagem irá ajudar a tirar o cheiro de suor.
Encha um balde ou o tanque com água suficiente para cobrir as roupas. Acrescente ½ copo de vinagre de álcool branco para cada 5 litros de água. Deixe as roupas de molho nessa mistura por no mínimo 30 minutos (e no máximo 2 horas). Depois é só lavar normalmente com água e sabão.
Sim, o bicarbonato de sódio também pode ser usado para tirar o cecê das roupas!
Essa mistura também é indicada para casos de cecê mais extremo, como no caso de manchas de suor de adolescentes ou manchas persistentes.
Misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio com o caldo de meio limão. Com a peça ainda seca, use uma escova de roupa para aplicar a pasta sobre as áreas manchadas ou mau cheirosas.
Esfregue de leve a peça. A dica é: deixe agir por alguns minutos, cerca de 30. Depois lave normalmente com água e sabão.
Peças muito comprometidas pelo cecê ou com manchas de suor antigas é mais difícil remover o cheiro e matar as bactérias. Nesses casos, uma opção é combinar os métodos.
Faça o método número 3, aplicando a pasta de limão com bicarbonato. Depois deixe de molho no vinagre antes de lavar a roupa. Outra opção é colocar mais um pouco de vinagre e bicarbonato diretamente na máquina de lavar.
Se uma peça estiver muito suada, procure lavá-la logo após o uso. Se não puder lavar na hora, você pode deixar a roupa de molho em água morna com sabão. Essa é uma boa tática para as roupas de academia. O molho irá ajudar na lavagem posterior.
Evite que as peças acumulem restos de umidade, que favorecem a proliferação das bactérias que causam a bromidrose. Em apartamentos, um varal de teto próximo a uma janela é uma boa opção. Colocar as roupas para secar no sol é uma ótima ideia. Isso porque a luz solar também ajuda a matar as bactérias responsáveis pelo cecê.
Se você sentiu que sua roupa estava acumulando cecê ao longo do dia, não deixe o suor secar. Faça uma pré-lavagem nas regiões suadas ou manchadas assim que tirar a peça. Isso irá impedir que as bactérias ali presentes fiquem impregnadas. Quanto mais tempo você demorar para lavar uma roupa suada, maior será a proliferação das bactérias e mais difícil matá-las depois.
O vinagre branco e o bicarbonato de sódio também podem ser usados como preventivos na lavagem cotidiana das roupas. Para uma máquina cheia (de cerca de 8 kg), basta colocar uma colher de chá de bicarbonato de sódio junto com o sabão em pó quando for lavar a roupa.
O vinagre pode ser adicionado em algum compartimento para pré-lavagem ou amaciante. Meia xícara de café é suficiente. Isso ajuda a tirar os cheiros ruins e matar bactérias residuais presentes nas roupas do dia a dia.
Procure lavar separado as roupas que estiverem muito sujas daquelas que tenham sido pouco usadas.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais