Tirar a cola de adesivos e etiquetas é fácil e permite a reutilização de potes de vidro e outras embalagens. Confira dicas!
Como tirar cola de adesivo? Se você é dessas pessoas que compra um produto pensando em aproveitar sua embalagem ou pote de vidro depois vai adorar essas dicas. Você já deve ter passado pelo inconveniente de não conseguir tirar adesivo ou a etiqueta quando o conteúdo do recipiente acabou. Algumas etiquetas saem fácil, mas outras grudam tanto que há quem acabe desistindo dos vidros por conta da cola do adesivo.
O lixo, no entanto, não precisa ser o destino das suas embalagens e potes de vidro com restos de cola. Itens como óleo, bicarbonato de sódio, limão e vinagre podem te ajudar a tirar a cola de adesivo com cuidado.
Além dos rótulos de embalagens, potes e garrafas de vidro, há também aqueles adesivos que colamos na parede de casa ou em algum objeto, como o notebook ou mesmo o carro, e dos quais cansamos depois de um tempo. Na hora de tirar, é comum que fiquem restos de cola indesejados e que podem acumular sujeira. Cada caso exige uma solução específica e pode ser necessária atenção para não riscar os objetos nos quais a cola grudou.
Como tirar cola de adesivo
Confira algumas opções naturais que vão te ajudar a tirar restos de cola de adesivo deixados em potes de vidro, nas paredes de casa, no carro ou em objetos.
1. Deixar de molho em água morna
No caso de algumas embalagens, o simples molho em água morna já é suficiente para remover a cola do adesivo, especialmente aquelas com etiquetas de papel menos resistentes. Deixe de molho por pelo menos 20 minutos e depois lave normalmente, esfregando com uma esponja – usar uma bucha vegetal é uma ótima opção para esfregar um pouco o vidro ou recipiente sem arranhar o material.
Outra opção quente é o uso de secador de cabelo! Porém, tome cuidado se seu recipiente for de plástico.
2. Vinagre
O vinagre pode ser usado para tirar cola de adesivo do tipo polar, já que também é uma substância polar. Quando aplicado em alguns tipos de cola, ele ajuda a desgrudar os restos do adesivo rapidamente. Basta passar um pouco de vinagre em cima da cola de adesivo, esperar um pouco e esfregar com uma esponja ou mesmo com a unha. Essa técnica é mais indicada para superfícies de vidro, pois pode manchar materiais mais sensíveis.
3. Óleo
Se não for fácil tirar cola de vidro é provável que se trate de uma cola do tipo apolar. Nesses casos, é possível usar óleo para amolecer a cola. O óleo também é uma substância apolar. De modo que aplicá-lo sobre a superfície da cola irá ajudar a amolecer o material e facilitar sua remoção.
Mas tome cuidado para que o óleo não acabe no ralo depois. Já que isso impacta negativamente o encanamento da sua casa e também polui a água. Além de contribuir para a morte de seres vivos. Entenda a questão na matéria:
Para a tarefa de tirar a cola do adesivo, apenas um pouco de óleo já é suficiente. Faça como se fosse untar a região do adesivo. Pegue um papel já usado para ajudar a remover os restos de cola e a limpar o que sobrou do óleo no vidro.
Limpe bem o vidro com papéis usados antes de lavá-lo, assim você evita que o óleo caia na pia. Depois, descarte o papel no lixo orgânico ou na composteira doméstica (saiba o que vai ou não vai na composteira). Lembre-se que rótulos, adesivos e etiquetas não são recicláveis e também devem ser descartados de modo correto.
Essa técnica também pode ser usada para tirar a cola de adesivos de eletrodomésticos como a geladeira. Inclusive no caso de itens de inox. Mas tenha o cuidado de escolher um papel, pano ou bucha macio, para não riscar o seu equipamento . As esponjas de lavar louça de poliuretano, além de serem de difícil reciclagem, ainda podem riscar os seus objetos.
4. Óleo com bicarbonato de sódio
Como sempre, o bicarbonato de sódio aparece como um salvador para os casos de cola de adesivo persistente. Se você já tiver tentado os métodos acima sem sucesso, faça uma mistura com partes iguais de óleo e bicarbonato.
Aplique no vidro ou embalagem e deixe agir por alguns minutos. Retire os produtos com um papel usado e os restos de cola com um pano limpo e seco e limpe o pote normalmente. Essa receita é ideal para potes de vidro – e aqui valem os mesmos cuidados com o óleo citados acima.
5. Limão
O limão e outros produtos à base de ácido cítrico também podem ser usados para tirar cola de adesivo. O ácido não danifica metais ou plásticos resistentes, mas pode secar a superfície de plásticos mais macios, como os adesivos.
Essa técnica também pode ser usada para tirar restos de super bonder. Aplique o limão ou uma mistura de limão e água sobre a cola. Espere um pouco e esfregue com uma bucha vegetal ou pano macio.
6. Fita adesiva
Pode parecer contraditório, mas é possível usar uma fita adesiva bem aderente para retirar os restos de cola de objetos. Raspe levemente os restos de cola, tentando retirar o excesso com a mão. Em seguida, aplique uma fita adesiva bem pegajosa sobre os resíduos.
Puxe para tentar tirar a cola deixada pelos adesivos. Repita a operação até tirar todos os restos de cola. Essa técnica pode ser usada em notebooks e também no carro – ela é indicada para objetos sensíveis, que podem riscar facilmente.
Reutilize embalagens!
Convencido de que é fácil deixar o vidro de palmito pronto para ganhar um novo uso? Faça o upcycling dos potes e embalagens de vidro, que são bonitos e considerados como um tipo de embalagem sustentável. Comprar produtos com embalagens de vidro, já pensando em aproveitá-los, é uma ótima forma de diminuir a sua produção de plástico. Você ainda pode organizar sua casa ou cozinha de modo prático.
Os potes de vidro podem ser usados na produção de conservas caseiras ou simplesmente para preservar melhor os alimentos. No caso de grãos e cereais, os vidros também ajudam a manter longe os carunchos, traças e outros bichinhos que atacam a despensa. Se você já tem muitos potes, saiba onde reciclar garrafas e outros itens de vidro. Consulte os mecanismos de busca gratuitos do Portal eCycle e faça o descarte correto dos seus resíduos.