Como tirar mofo de roupa? Aquela sensação de pegar uma roupa ou uma toalha guardadas no guarda roupa e ser surpreendido com um cheiro desagradável de mofo e com manchas verdinhas é de doer. Além do cheiro desagradável ficar nas suas roupas, o mofo pode se espalhar para fora do armário e impregnar toda a casa.
Por isso, saber como tirar mofo de roupa é um conhecimento dos mais importantes – e não requer o uso de produtos químicos nocivos para sua saúde, como a água sanitária.
O odor característico do mofo é resultado do excesso de umidade do ar no ambiente. Isso permite o aumento da proliferação dos fungos. E realmente não é nada agradável encontrar suas roupas mofadas.
Quando as manchas de mofo são recentes, é só lavar normalmente as roupas, o mais rápido possível, para tirar todo o mofo. Em outros casos, o cheiro de mofo insiste em continuar nas roupas, por mais que você tente lavá-las.
Às vezes dá até vontade de jogar a roupa fora, né? Calma! Embora dramático, o mofo nas roupas é uma questão reversível. Além disso, para tirar manchas de mofo, você pode usar algumas técnicas caseiras que dispensam o uso de produtos de limpeza com substâncias químicas prejudiciais.
O que é bom para tirar mofo de roupas coloridas? Se a lavagem simples não deu jeito, você pode tentar o truque de remover o mofo usando um pouco de vinagre. Essa técnica é bem simples e rápida – além de econômica. O vinagre tem propriedades antibióticas e antifúngicas, de modo que ele ajuda a eliminar tanto o cheiro de mofo, quanto os fungos que causam as manchas de mofo.
Jogue água quente em uma bacia com a peça de roupa dentro e misture com dois copos de vinagre de álcool ou qualquer vinagre branco. Deixe a peça de molho por mais ou menos oito horas. Depois lave a peça normalmente e deixe secar completamente antes de guardá-la no guarda-roupa ou usá-la de novo.
Um segundo passo na briga para tirar mofo de roupa é misturar o vinagre com algumas colheres de bicarbonato de sódio, sempre útil nas soluções caseiras. Misture os dois itens até obter uma pasta, aplique na região afetada e espere 10 minutos. Em seguida, esfregue com uma escova ou um pano limpo, fazendo movimentos circulares (cuidado para não estragar o tecido!). Então, lave a roupa normalmente.
Para tirar mofo de roupa com sal e limão, faça uma pasta de partes iguais de sal e suco de limão. Aplique a pasta sobre a mancha de mofo, e depois deixe o tecido secar sob o sol. Em seguida, siga com a lavagem normal das roupas afetadas.
Tirar o mofo de roupa de couro é uma tarefa um pouco mais difícil. Para essas peças, usar álcool e sabão pode ajudar. Primeiro esfregue a mancha com uma escova de cerdas macias. Depois, coloque a peça para secar e, em seguida, retire a parte do mofo com um sabão bactericida (se for um sabão caseiro ou de coco é melhor!) e água ou com álcool.
Para roupas que não podem ser lavadas, é possível tirar o mofo com o método do freezer – esse método é utilizado para alguns tipos de roupa que são feitos com tecidos que não se devem molhar. Ponha esses tipos de peça em uma bolsa grande de plástico e coloque-a no freezer. Após dois dias, tire-a de lá e deixe o gelo derreter.
Para toalhas, disponibilizamos o truque da ebulição – essa prática é recomendada somente em toalhas, pois pode danificar outros tipos de tecido. Para começar, ferva em um recipiente uma quantidade considerável de água para que cubra suas toalhas.
Depois disso, coloque a mistura de água fervente sobre as toalhas em cima de uma pia ou banheira. Deixe agir por aproximadamente dez minutos. Termine lavando algumas vezes com água gelada. Para saber mais, confira a matéria:
Esses métodos citados são ótimas alternativas de como tirar mofo de roupa. Você acaba com o cheiro indesejável e não prejudica o tecido – nem sua saúde ou o meio ambiente. Entretanto, se nenhum deles der certo, evite usar tecidos mofados, pode ser perigoso para sua saúde! Entenda o porquê na matéria:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais