Aprender como tratar resfriado com a medicina tradicional chinesa pode garantir o alívio imediato de diversos sintomas da infecção viral. A gripe e o resfriado comuns não têm cura, mas podem ser prevenidos e tratados.
A medicina tradicional chinesa parte do princípio que o Qi é a força vital da vida, e que qualquer desequilíbrio do Qi pode resultar em doenças ou enfermidades.
Ela engloba muitas práticas complementares, como o herbalismo, a acupuntura, a gua sha e a moxabustão.
De acordo com especialistas, a medicina tradicional chinesa associa a gripe e o resfriado como resultado de diversas causas, entre elas estão:
Afinal, como tratar o resfriado com a medicina tradicional chinesa? Existem alguns modos de acordo com as práticas complementares.
Herbalismo é o estudo das ervas e plantas para o fim medicinal. Ele é considerado a estrutura da medicina tradicional chinesa. As ervas em geral são muito usadas ao redor do muito por conta de suas propriedades benéficas à saúde, porém, as misturas chinesas podem se provar mais poderosas no combate ao resfriado. No entanto, a ingestão e mistura dessas ervas deve ser monitorada e prescrita por um profissional licenciado da medicina tradicional chinesa.
Ainda assim, existem dicas de chás mais simples com ervas fáceis de se achar. Especialistas da medicina tradicional chinesa acreditam que quando estamos resfriados devemos suar tudo, aquecendo o corpo de uma forma segura.
Por isso, é recomendado o chá de gengibre, canela e açafrão.
Gua sha é a técnica de massagear a pele com um instrumento de bordas arredondadas para promover a circulação sanguínea. O método é muito usado no rosto, porém pode ser usado na região do peito e das costas, estimulando o descongestionamento dos pulmões.
A acupuntura é tradicionalmente utilizada para tratar dores gerais e crônicas, mas também pode ajudar no alívio dos sintomas da gripe e do resfriado. Esse procedimento pode acalmar inflamações e auxiliar no impulso do sistema imunológico, promovendo a circulação.
Moxabustão é um tipo de terapia que envolve queimar folhas de artemísia para promover a cura. A técnica é muitas vezes utilizada junto da acupuntura. Estudos já conectaram os efeitos da moxabustão com o aumento dos glóbulos brancos e do impulso do sistema imunológico.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais