Saber como usar babosa no cabelo além de ser um meio de praticar cuidado cosmético natural, é uma forma de conservar um conhecimento que remonta aos tempos dos antigos egípcios. As babosas, também conhecidas como Aloe vera e Aloe succotrina, são espécies oriundas do norte da África utilizadas para fins medicinais e cosméticos.
Há cerca de 6 mil anos, os egípcios chamavam a aloe vera de “planta da imortalidade”. A babosa é muito conhecida por suas propriedades calmantes, cicatrizantes, anestésicas, antitérmicas e anti-inflamatórias, além de ser ótima para usar no cabelo e cuidar da pele.
A babosa no cabelo é atuante como um protetor solar, cuidando do couro cabeludo contra os raios UV. Além disso, a babosa ajuda a evitar danos cotidianos causados por clima seco, vento, chuva e oleosidade, deixando o cabelo mais sedoso e brilhante.
Para utilizar babosa no cabelo basta cortar a folha da babosa lateralmente, retirar o gel e aplicar diretamente no cabelo. Confira algumas receitas e seus passo a passo:
Você também pode adicionar 2 colheres de óleo de rícino, pois ele auxilia na hidratação e flexibilidade do cabelo. Além disso, ele possui propriedades anti-inflamatórias, que ajuda a combater a dermatite seborreica e descamação.
O spray de babosa mantém o cabelo hidratado durante o dia e evita o frizz.
Não há contraindicações sobre o uso externo da babosa e qualquer pessoa pode utilizá-la, inclusive crianças, só há problemas em casos de alergia, o que também é muito raro. Já a ingestão de Aloe vera é contraindicada pois pode fazer mal para crianças, mulheres grávidas e durante a amamentação, para pessoas que tenham inflamação no útero e no ovário, hemorroidas, fissuras anais, varizes, pedra na bexiga, cistite, diarreia, nefrite, apendicite e prostatite.
A Anvisa proíbe a comercialização de produtos com babosa para consumo. Algumas pessoas podem sentir efeitos colaterais como cólicas e diarreia – se começar a sentir estes sintomas, interrompa o uso da babosa imediatamente. Converse com seu médico ou médica antes de utilizar a planta ou um produto feito com a planta.
A babosa pode ser usada no tratamento de caspas e seborreias que atingem o couro cabeludo – para isso é preciso lavar o cabelo com o gel do aloe vera ou usar produtos que contenham a babosa como ingrediente.
Além de reduzir a queda de cabelo, a babosa pode até evitar a queda completamente.
A babosa atua como um hidratante natural para a pele do couro cabeludo.
O gel da babosa alivia a irritação cutânea após o uso de lâminas.
Utilizar babosa faz com que as feridas cicatrizem mais rápido, assim como espinhas e acnes que eventualmente possam aparecer no couro cabeludo.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais