Respeito ao meio ambiente é ensinado aos pequeninos desde cedo na Naturà
Foi inaugurada, na Itália, a primeira escolha infantil totalmente ecológica e vegana.
A escola Naturà, situada em Milão, é uma iniciativa pioneira. O veganismo é adotado como filosofia de vida, que ensina não só sobre alimentação, mas também a respeitar todas as espécies e a viver o tanto quanto possível, em harmonia com a natureza.
A educação de uma criança influencia as suas ações na idade adulta e é por isso que muitos pais decidem educar os seus filhos sobre a importância de viver e comer conscientemente, mas também para respeitar o meio ambiente e os animais não-humanos.
Foi com base neste pressuposto que Frederica Ferrobianchi decidiu abrir um espaço inovador, que funcionasse em harmonia com a terra e os seus habitantes, assim surgiu a escola Naturà, 100% sustentável e vegana.
Frederica, que trabalhava como massagista de bebês, tem formação em educação e experiência a trabalhar com crianças em risco, retiradas dos pais.
A escola Naturà tem capacidade para acolher cinco crianças com idades entre os três meses e os três anos e o respeito pela natureza e aos animais são promovidos desde o inicio.
A educação das crianças começa na alimentação, com um menu 100% vegetal, elaborado por um nutricionista, em que não entram carne, peixe, laticínios, ovos ou mel. Os produtos alimentares são orgânicos e comprados dos produtores locais, o que estimula a economia e promove a sustentabilidade. A utilização da política km 0 faz com que se os produtos da época sejam priorizados e que também se reduza a importação de itens estrangeiros em beneficio do comércio local.
As preocupações ambientais não se restringem apenas à alimentação. Os brinquedos das crianças são criados por elas por meio de jogos didáticos em que aprendem as regras da reciclagem e como reaproveitar os materiais.
Os produtos de limpeza utilizados também são ecológicos e naturais, sem químicos e substâncias tóxicas.
Naturà traz um novo modelo de educação, inovador e virtuoso, que valoriza a natureza e o bem-estar de todos os terráqueos, contrastando com a educação tradicional.
Fonte: Agência de Notícias de Direitos Animais (Anda)