Pesquisadores apontam implicações éticas do rastreamento ocular para a privacidade e segurança das pessoas
Imagem de Iheb photographie em Unsplash
O Eye tracking, tecnologia de rastreamento ocular que identifica a direção em que os olhos se movem e a reação das pupilas e íris a uma diversidade de cenários, tem avançado a passos largos. Ela consiste em simples câmera de vídeo HD que coleta dados enquanto observa um rosto. No entanto, de acordo com uma revisão de pesquisas recente, esses dados podem divulgar uma quantidade extraordinária de informações sobre a personalidade de alguém quando processados por sistemas avançados de análise de dados.
Segundo o artigo, a análise revela que os dados de rastreamento ocular podem conter implicitamente informações sobre a identidade biométrica de um usuário, gênero, idade, etnia, peso corporal, traços de personalidade, hábitos de consumo de drogas, estado emocional, habilidades e habilidades, medos, interesses e até mesmo preferências sexuais.
Além disso, certas medidas de rastreamento ocular podem também revelar processos cognitivos específicos, o que as torna úteis para diagnosticar várias condições de saúde física e mental. De acordo com um estudo publicado na Grandview Research, “os dados analisados são usados para estudar uma miríade de condições psiquiátricas e neurológicas, como transtorno do espectro do autismo (TEA), transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), mal de Parkinson, Alzheimer e esquizofrenia, entre outros.
Como funciona o rastreamento ocular?
Os sistemas de rastreamento ocular são capazes de identificar a direção em que seus olhos apontam para inferir o que você está observando – mas isso está longe de ser o fim da história. Eles também podem rastrear o comprimento das fixações, movimentos rápidos dos olhos entre as fixações, movimentos suaves de busca e fatores como a aceleração e velocidade máxima dos movimentos dos olhos.
Eles também podem observar suas expressões faciais, movimentos das sobrancelhas, número e profundidade das rugas ao redor dos olhos, o formato dos olhos e a cor da pele. Há uma razão pela qual os olhos são chamados de “as janelas da alma”: eles podem nos dizer muito sobre a pessoa com quem estamos interagindo e, por meio da evolução e do reconhecimento de padrões, cada um de nós aprende a coletar uma grande quantidade de informações sobre as pessoas através de seus olhos.
A identidade biométrica pode ser estabelecida usando uma combinação de coisas. As cores e padrões da íris, para começar, podem ser usados quase como uma impressão digital. A mesma coisa pode acontecer com a reatividade da sua pupila, a velocidade do olhar e as trajetórias que os olhos fazem ao seguir um objeto em movimento. As diferenças nas funções mecânicas e cerebrais tornam todos esses fatores únicos em cada indivíduo.
A maneira como nossos olhos se movem na vida cotidiana acaba por ser um preditor surpreendentemente forte de nossa personalidade quando analisada por meio desses algoritmos de aprendizado de máquina de descoberta de padrões. Um estudo descobriu que é possível prever com segurança a faixa de pontuação de um sujeito em quatro dos “cinco grandes” traços de personalidade (neuroticismo, extroversão, afabilidade, conscienciosidade), bem como curiosidade. Outros foram capazes de identificar suas fobias, preferências específicas de acasalamento, interesses e áreas de especialização.
Os dados emocionais dos olhos são muito detalhados, indo muito além de apenas positivo, neutro e negativo para detalhes como felicidade, entusiasmo, estresse, preocupação, humor, nojo, curiosidade, angústia, nervosismo, hostilidade, medo, raiva, tristeza e surpresa. A intensidade emocional pode ser medida e, curiosamente, os pesquisadores demonstraram que podem distinguir entre reações emocionais instintivas e racionais.
Implicações éticas
A lista é infinita, mas você começa a entender: sob o conjunto certo de circunstâncias, qualquer dispositivo que possa observar seus olhos cuidadosamente pode aprender uma quantidade desconcertante de informações sobre você.
Para mitigar essas preocupações, os pesquisadores apontam que muitas pistas oculares podem ter significados confusos ou contraditórios, e muitas das pesquisas públicas até o momento foram feitas em laboratório – um espaço bem controlado, muito diferente do caos do mundo real.
Por outro lado, a revisão cobre apenas as pesquisas disponíveis publicamente. Segundo a equipe, é provável que algumas das empresas com acesso a dados de rastreamento ocular de dispositivos de consumo (por exemplo, fabricantes de dispositivos, fornecedores de ecossistemas) possuam conjuntos maiores de dados de treinamento, mais experiência técnica e muito mais recursos financeiros do que os pesquisadores citados neste artigo.
O Facebook, por exemplo, um pioneiro em realidade virtual e tecnologia de rastreamento ocular, também é uma das empresas mais ricas e lucrativas do mundo, com um orçamento de bilhões de dólares para pesquisa e desenvolvimento uma base de usuários de mais de 2,3 bilhões de pessoas.
Os benefícios desse tipo de tecnologia são evidentes, principalmente quando ela é combinada com tecnologia de realidade virtual ou realidade aumentada. Neste cenário, dispositivos e aplicativos podem se tornar extremamente personalizados e responsivos ao seu estado e interesses atuais. A tecnologia oferece oportunidades extraordinárias para os profissionais de marketing atingirem o público, não apenas com os produtos certos, mas com as abordagens, mensageiros e tempo certos para torná-lo totalmente receptivo.
Uma vez que é improvável que as empresas se abstenham voluntariamente de usar ou vender informações pessoais que possam ser extraídas de dados já coletados, deve haver fortes incentivos e controles regulatórios
Para preservar os benefícios e ao mesmo tempo minimizar os riscos, os pesquisadores sugerem medidas como manter os dados brutos apenas para uso temporário no próprio dispositivo e apenas repassá-los aos fabricantes de aplicativos e dispositivos em formas agregadas e pré-processadas ou com ruído estatístico aleatório adicionado para “difundir” os dados.
Mas, uma vez que essas coisas se enquadram em um cenário mais amplo, onde podemos ser comprometidos por análises avançadas em todos os tipos de fluxos de dados coletados 24 horas por dia, 7 dias por semana, os governos precisarão estar à frente da curva em privacidade.
À medida que avançamos em direção à conveniência mágica da realidade aumentada de rastreamento e o Facebook avança no desenvolvimento de avatares hiper-realistas que permitem que as pessoas se expressem com uma gama cada vez mais ampla de pistas de linguagem facial e corporal, é preciso começar a pensar nas consequências desse tipo de tecnologia para a privacidade e segurança das pessoas.
Fontes: New Atlas e IFIP International Summer School on Privacy and Identity Management
Veja também:
- Privacidade na era da internet: Você é o que você compra
- Internet avança na América Latina, mas desigualdade permanece
- Publicação sobre consumismo infantil é lançada em Brasília. Faça o download gratuito
- Consumo humano excedeu o orçamento do planeta para 2013 e passamos a operar no vermelho
- O que faz os consumidores tomarem decisões conscientes e éticas ao realizarem as suas compras?