Crianças de dois a dez anos podem usar pequenas bikes na cidade
Em Paris, não são apenas os adultos que podem utilizar bicicletas com o famoso sistema de compartilhamento Vélib, que se tornou referência em todo o mundo. A prefeitura municipal inaugurou em junho o P’tit Vélib, um serviço bastante semelhante voltado para crianças.
Inicialmente, o projeto conta com 300 bicicletas distribuídas em cinco pontos da cidade escolhidos devido a alguns critérios, como isolamento do trânsito e abundância de espaços verdes.
Crianças de dois a dez anos podem usar os serviços e há diferenças entre os modelos. Os pequeninos de dois a quatro anos utilizam bikes sem pedais; o modelo intermediário tem pedais e rodinhas; e o mais avançado é quase uma bike normal.
O sistema público de bicicletas de Paris representa quase 40% dos deslocamentos feitos com esse tipo de veículo – há 250 mil assinantes e 700 quilômetros de ciclovias.
A principal diferença entre o P’tit Vélib e sua versão adulta é que empresas concessionárias se encarregarão de seu aluguel e não se poderá chegar livremente a ele através de estações situadas pela cidade, como já ocorria com seu irmão mais velho.
Os horários de acesso dependerão das empresas que o administram, mas todas oferecem o serviço nos fins-de-semana e nas quartas-feiras, dia de descanso escolar na região parisiense, por tarifas que oscilam de 4 euros por hora a 10 euros por um dia completo.
A prefeitura também disponibilizará aos pais monitores especializados para ensinar aos menores conceitos básicos na utilização da bicicleta, como manter o equilíbrio ou aprender a frear.
Fonte: EcoD
Veja também:
–Sistema de aluguel de bicicletas já está disponível em São Paulo
–PEDALUSP amplia testes e já conta com mais de dois mil cadastrados