O ator Jeremy Irons apresenta os problemas da falta de reciclagem de lixo em aterros de diferentes partes do mundo
Está próximo da estreia nos cinemas um filme que promete mexer com a sua percepção sobre o lixo. O documentário “Trashed – Para Onde Vai Nosso Lixo“, dirigido por Candida Brady e com com o ator Jeremy Irons no elenco, aborda não apenas a questão do lixo em si, mas também o destino dos resíduos. O método é mostrar as práticas utilizadas em grandes aterros de vários países do mundo e apontar a importância da reciclagem do lixo.
O filme é dividido em três partes: avaliação, solução (errada) e a tomada de uma decisão mais correta. Percorrendo todo hemisfério norte, Irons mostra como diversos governos tratam a questão do lixo, além expor curiosidades e algum conteúdo aprofundado sobre ecologia.
Na primeira parte do filme, é contada a história de como o lixo industrial e caseiro foi tratado, nos últimos 150 anos, como uma verdadeira bomba química de proporção mundial. Há imagens chocantes de aterros nos EUA, Grã-Bretanha e Líbano.
Na sequência, há amostras de “soluções” nada eficientes utilizadas por alguns governos, como usinas que incineram toneladas de resíduos diariamente (como uma encontrada na Islândia, que acabou causando um grave desastre ambiental). Outro caso é o da Coreia do Sul, que, mesmo após anos do fim da guerra, ainda enfrenta problemas de anomalias genéticas causadas pelo agente laranja. A última parte apresenta a solução mais sustentável e viável para acabar com o problema: a reciclagem de lixo.
“Trashed-Para Onde Vai Nosso Lixo” foi selecionado para o Festival de Cannes 2012 por sua intensa investigação jornalística, que conta com depoimentos de vítimas, cientistas e especialistas no assunto. Tudo isso com um leve toque de humor de Jeremy Irons. Entre no site oficial e dê uma olhada no trailer enquanto o filme não é lançado:
Ficha técnica:
- Título: Trashed – Para Onde Vai Nosso Lixo (Trashed)
- Gênero: documentário
- País: Estados Unidos
- Diretor: Candida Brady
- Duração: 1h38
Veja também: