O desenvolvimento de uma plantação permite que inúmeras atividades sejam realizadas
O livro “Hortas na Educação Ambiental: na Escola, na Comunidade, em Casa”, de Maria Cecília B. Bombana e Silvia Czapski, explora o quão enriquecedora e didática para as crianças pode ser a experiência de semear e cuidar de plantas. A obra traz algumas propostas de atividades indicadas para os pequenos, baseadas no programa Hortas Escolares, criado pela AIPA (Associação Ituana de Proteção Ambiental).
As autoras mostram que o plantio de hortas orgânicas em ambientes frequentados por crianças, como escolas e condomínios, é ótimo para que elas aprendam com o processo de desenvolvimento das plantações. O contato com a terra e todas as etapas que envolvem o crescimento das plantas, o semear, o acompanhamento diário e a necessidade de mantê-las saudáveis, servem para ensinar de uma maneira única. E essa não seria igual se a experiência fosse realizada em uma sala de aula comum.
Indicado para os educadores e pais, o projeto também visa tornar mais presente no dia a dia das crianças, a relação com o meio ambiente. Algo que em muitas cidades é raro por conta da ausência de áreas verdes, como parques e praças.